domingo, 16 de dezembro de 2012

1570 - Invictos: uma jovem banda de 45 anos

Os Invictos na sua fase inicial: ano de 1972

Hoje, aos 45 anos, o Invictos volta com grande sucesso

A historia do Conjunto Os Invictos é bem parecida com a de centenas de grupos musicais da década dos 60 quando, na esteira do rock and roll americano, estourava no Brasil o Movimento chamado “Jovem
Guarda”.
Era a época em que milhões de jovens ao redor do mundo descobriam a força da união e se mobilizavam contra a injustiça social, contra o racismo e contra a guerra do Vietnam. Aqui no Brasil, nós jovens também fazíamos as nossas descobertas e, buscando justiça social, gritávamos através dos grandes movimentos culturais como Bossa Nova, Tropicália e do movimento que se chamou “A Jovem Guarda” ou “Iê Iê Iê’” .
E foi lá pela segunda metade da década de 60, sob a forte influência do programa Jovem Guarda, das saudosas tardes de domingo, que três meninos caienses: Adroaldo Rodrigues, Claudinho e Jones Machado também iriam formar a sua banda.
Ensaiaram por dois longos anos com violões emprestados para, então formar, em 1968, a banda “OS INVICTOS”, com sede na pequena localidade de Areião, bem na divisa entre os municípios de Portão e São Sebastião do Cai.  Seu primeiro baile ocorreu no dia 28 de dezembro de 1968, passando a
ser uma das primeiras bandas de iê iê iê do município.
Um ano mais tarde, os amigos músicos Agenor, Reny e Cicero Holleben também se uniriam ao INVICTOS, que a partir de então passaria a se apresentar praticamente a todo final de semana. Foram anos de muito
trabalho para dar conta de tocar em tanto salão, embalando bailes, casamentos, aniversários e, claro, as reuniões dançantes nas cidades e localidades de Portão, Rincão do Cascalho, Capela de Sant’Ana, Caí, Montenegro, Vila Scharlau, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Onde houvesse espaço, lá estavam OS INVICTOS, embalando a juventude ao som da Jovem Guarda.
Com o tempo, mudanças ocorreriam na vida musical dos integrantes dos INVICTOS que, por volta de 1971, formariam a banda “A CASCA DA LARANJA”, que ficou muito conhecida dos então jovens caienses e que foi ganhadora de vários festivais aqui e em outras cidades do Estado.
A vida de cada “INVICTO” levou os integrantes a se dispersarem, cada um tomando seu próprio rumo. Porem, sem se afastar da música. Tendo também, mais tarde, perdido dois de seus integrantes.
Eis que, após 45 anos, os remanescentes dos INVICTOS vieram a se reencontrar num show que, a principio, era para ser somente para os familiares. Mas a noticia correu de boca em boca, chegando a jornais e rádios da região e tomou o grande publico, esgotando rapidamente todos os ingressos e fazendo com que seus antigos amigos e fãs lotassem o “Galpão Crioulo” do município de Portão numa noite que marcou e encheu de emoções todos os presentes.
A casa cheia da primeira a última música, mais um coro pedindo bis ao final, conferiu sucesso total ao evento,  fazendo com que “OS INVICTOS” passem a planejar próximos encontros em cidades vizinhas, por onde passaram em sua trajetória.

Um comentário:

  1. Amigo Renato,
    Primeiramente o nosso Muito Obrigado pela materia. Realmente estamos vivenciando um grande "revival" com o retorno dos Invictos. Confessamos que, apos tanto tempo, realmente não esperávamos a recepção tão carinhosa e porque não dizer, massiva, a um evento que começou na ideia de apenas reunir os antigos remanescentes integrantes e seus familiares num encontro, mas que acabou reunindo centenas de amigos do Conjunto.
    Tal recepção nos fez trabalhar a ideia como um projeto maior, um show, com audiovisual de cerca de 500 slides retratando no telão as imagens que marcaram nossas vidas durante uma década, mais precisamente de 1958 a 72, levando a quem assiste a reviver todo um contexto cultural, social, politico e porque não, econômico, retratando a chamada "Década de Ouro" , mas também uma década de busca, descobertas e de muitas lutas.
    Enquanto as imagens são apresentadas, a trilha sonora leva-nos a sonhar com um tempo que marcou profundamente o comportamento de toda uma geração, não só no Brasil, mas no mundo...
    Para o show, Os Invictos selecionaram as musicas que marcaram a era Jovem Guarda, versões e composições dos nossos grandes ídolos do "Iê-iê-iê", seguindo uma ordem que leva o publico a dançar, mesmo aqueles que se acham "com as juntas travadas"...a participação e' intensa, com o publico cantando praticamente todas as musicas tocadas.
    Isso tudo nos tem motivado e trazido energia para o Grupo pensar em 2013 como um ano promissor, num projeto já iniciado com a cidade de Portão, onde tivemos que fazer dois shows dada a recepção do publico e que agora devera ser levado a varias cidades do Estado. Já fizemos nosso teste em Porto Alegre, com massiva participação, o que nos "carimbou" o passaporte para seguirmos em frente.
    Já lançamos também o nosso primeiro CD, com arranjos dos Invictos trazendo uma variada seleção de musicas que nos fizeram sonhar. Algumas das musicas podem ser ouvidas através de nossa pagina do Facebook.
    Para marco/2013 deveremos retornar a nossas raízes Caienses, onde Os Invictos tantas vezes se apresentaram no passado e vieram mais tarde a dar origem ao Grupo "A Casca da Laranja", sempre lembrado pelos amigos Caienses que curtiram conosco a aquela maravilhosa época.
    Ainda não temos data, mas também já esta em "negociação" nossas visitas a Capela de Santana, Montenegro e São Leopoldo.
    Fica aqui o nosso Abração a todos nossos amigos e o convite aos próximos eventos, que serão divulgados também na nossa pagina do Facebook "Conjunto Os Invictos" ou escrevendo para nosso endereço email: osinvictos@hotmail.com.
    Nosso Muito Obrigado a Você, que através de seu Blog e do nosso querido Jornal Fato Novo, sempre busca divulgar a Cultura de nossa Região, Parabéns mais uma vez pela perseverança de levar a Noticia e a Cultura a nosso povo.

    Um Ótimo 2013 a todos e o nosso "Ate Breve"

    Os Invictos

    ResponderExcluir