domingo, 17 de fevereiro de 2013

1681 - Rua Dr. Ramiro Barcelos

Havia um trilho de trem na rua Ramiro Barcelos


A rua Ramiro Barcelos nem sempre foi como hoje. Houve um tempo em que ela, mesmo já sendo uma das principais ruas da cidade, ainda não era pavimentada. Poucos carros passavam por ali, pois muita gente tinha automóvel naquela época. E caminhões eram mais raros ainda. Também o marketing, naquela época, era bem menos desenvolvidos. Note-se que a famosa farmácia fazia até anúncio no jornal, mas não tinha uma placa de identificação muito visivel. Parece que há uma pequena plaquinha, ao lado da porta. 
A explicação para isso é que, como placas na época eram raras e as pessoas andavam de vagar (à pé ou a cavalo),  mesmo uma pequena placa chamava atenção suficientemente. Além disso, naquela época, existiam muito menos farmácias e, consequentemente, concorrência.
Mas o mais surpreendente é que havia um trilho de trem na rua. Um trem passava pela rua Ramiro Barcelos. Isso aconteceu há cerca de 100 anos, quando a rua Ramiro Barcelos não era ainda a mais central da cidade. Mas ela foi ficando cada vez mais povoada e o barulho e a fumaça do trenzinho que usava aqueles trilhos passou a ser incômodo. A ponto de ser obrigado a encerrar as suas atividades.
A Farmácia São João foi a primeira de Montenegro. Aberta em 1882, ela começou num pequeno prédio, na Ramiro Barcelos, no local onde funcionou o armazém Licks, quase em frente à atual loja da Oi, perto da esquina com a rua José Luiz. Em 1906, o proprietário construiu o sobrado da foto, ao lado do prédio original. Ali a farmácia funcionou até a morte do dono Theobaldo Becker.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

2 comentários:

  1. renato.vou te mandar outra foto da festa da cumieira da fara=macia sao joa,qua funcionava no
    predio ao lado,em anexo.eu fiz uma montagem da foto
    com o comercial dolivro de l933.
    vou escanear as duas e mandar agora.de trepente,
    elas melhorarao.

    ResponderExcluir
  2. explicaçao sobre o trilho.foi feito um ramal ferroviario devido a
    construção da estrada de ferro,inaugurada em 1909.entao este ramal
    vinha da da buarque de macedo,defronte onde passavas os trens,defron
    te a praça dos ferroviarios e armazenavam no comercio dos piqueres,que
    ficava um pouquinho adiante,avançava a osvaldo aranha,pegava a ramiro
    barcelos e ia ate a fabrica de banha renner e pegava o material que
    vinha a vapor e levavam ao destino,o comercio piqueres e dali levavam
    o material para a construçao da bela estaçao ferroviaria de montenegro.este ramal ferroviario acabou em 1909,com a estaçao pronta.

    ResponderExcluir