Depois da construção do cais, em 1904, o porto de Montenegro passou
por um período de grande movimento. A ponto de ser construída
uma linha de trem que passava pela rua Ramiro Barcelos
Essa preciosa foto mostra o trenzinho que, por algum tempo percorria a rua Ramiro Barcelos.
Os trilhos implantados na rua (como se vê na postagem 1683 desse blog) permitiam o seu
deslocamento até o cais do porto. Destacam-se, ainda nessa foto, o vapor Montenegro
e a Refinaria de Banha J Renner. Note-se, também, a carreta de bois, junto ao vapor.
Era o veículo mais usado para o transporte de cargas, naquela época.
Segundo pesquisas realizadas por Romélio Oliveira, o trenzinho que percorria a rua Ramiro
Barcelos era de propriedade da empresa que implantou a ferrovia que ligava Montenegro
a São Leopoldo e Porto Alegre passando por Capela de Santana e Portão. Ele era utilizado
no transporte de material usado para a construção da grande estação ferroviária de
Montenegro (prédio ainda hoje preservado) e funcionou até o término dessa obra, em 1909.
Depois disso, os trilhos foram retirados. A linha seguia pela Ramiro até o término dessa rua,
que naquela época não ia além da atual praça Rui Barbosa. A cidade ia só até ali. Depois não
havia mais ruas. Só campo, mato, estradas. A linha férrea continuava até a atual Praça dos
Ferroviários, no entroncamento das ruas Buarque de Macedo e Santos Dumont.
A pequena linha férrea existiu por cerca de cinco anos.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
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