segunda-feira, 4 de março de 2013

1718 - Dom Odilo poderá ser o sucessor de Bento XVI




Cardeiais discutem qual será o próximo papa 
e Dom Odilo Scherer é um dos favoritos

O pai de Dom Odilo Scherer nasceu em Alto Feliz e a sua mãe na localidade de Nova Colúmbia, pertencente hoje ao município de Bom Princípio.
Mesmo tendo nascido na cidade de Cerro Largo, no noroeste do Rio Grande do Sul, o atual arcebispo metropolitano de São Paulo tem suas origens no Vale do Caí. Por isso, é muito natural que a região torça para que ele seja o escolhido para ser o novo papa. O sucessor de Bento XVI.
Como o Fato Novo anunciou já na sua edição de 14 de fevereiro, o atual papa pensava em renunciar e Dom Odilo Scherer era um dos favoritos para ser o seu sucessor.
De lá para cá, a situação não mudou muito. Mas está crescendo a confiança de que o papa poderá ser um riograndense, confirmando a famosa manifestação de João Paulo II, quando esteve no Rio Grande do Sul e disse: “O papa é gaúcho”.
Zero Hora, na sua edição da última quarta-feira, anunciou na capa:
“Dom Odilo, nome em alta no Vaticano”.
O jornal da capital confirmava uma notícia dada pelo Fato Novo 18 dias antes. Dom Odilo é nome forte para a sucessão de Bento XVI.
A reportagem de ZH aponta três  concorrentes fortes do valecaiense Odilo Scherer: o canadense Marc Ouellet, o húngaro Peter Erdo e o italiano Angelo Scola.
Especialistas em Vaticano comentam que existe grande chance do futuro papa ser da América, continente que concentra o maior número de católicos, mas sendo reservada a função de secretário de estado a um experiente cardeal italiano. Prevalecendo essa proposta, aumentam muito as chances de Dom Odilo.
Nada é certo, mas as chances de eleição de um papa valecaiense são fortes e vale a pena torcer, ou orar, para que isso se concretize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário