segunda-feira, 4 de março de 2013

1719 - Acidente ferroviário em Fanfa



Acidente ocorrido na localidade de Fanfa, na estrada
de ferro Porto Alegre - Uruguaiana, que passava por Montenegro.
Montenegro era um importante entroncamento ferroviário. Passavam pela estação ferroviária da cidade tanto trens que se deslocavam de Caxias e Bento para Porto Alegre como os que se dirigiam de Porto Alegre a Uruguaiana e vice-versa.
A foto mostra um acidente ferroviário ocorrido na localidade de Fanfa, no interior do município de Montenegro. Essa localidade foi o local em que aconteceu uma das mais importantes batalhas da Revolução Farroupilha.
O acidente ocorreu em 1968 e resultou na morte de 68 pessoas, no local. Fora mortes ocorridas mais tarde em consequência de ferimentos.
O local do acidente situa-se no município de Triunfo, na atual localidade de Porto Batista. Quando ocorreu o acidente, os feridos foram levados para o hospital em Montenegro.

Foto do acervo de Romelio Oliveira


O site Estações Ferroviárias do Brasil presta mais informações sobre o acidente na estação Fanfa:
"A estação de Porto Baptista foi inaugurada em 1938 pela VFRGS, na variante Diretor Pestana-Barreto. Em 14 de dezembro de 1939, seu nome passou a ser Fanfa, ilha no rio Jacuí, próximo à estação, célebre pelo combate travado na Revolução Farroupilha entre as tropas legalistas e republicanas em 1836. "Eu me lembro daquele trágico acidente de Fanfa onde dezenas morreram. Ainda recordo do chefe da estação passando correndo frente à casa do meu tio em direção ao hospital para avisar do ocorrido. Eu era guri na época, alguma coisa eu me lembro do que foi o maior acidente de trem do RS. Um trem se não me engano carregado de paralelepípedos não parou num cruzamento e chocou-se com o trem misto que vinha de Porto Alegre. A maioria das pessoas trabalhava na capital ou retornava para passar o fim de semana, não lembro bem isto deve ter ocorrido em meados de 1967 ou 1968. Falavam na época que o maquinista do cargueiro teria dormido ao passar por uma estação onde receberia ordem para parar a 100 m do entroncamento. Sei que o maquinista não foi julgado e o crime prescreveu (30 anos)" (Cesar A. S. Pereira, Pântano Grande, RS, 04/2007). Foram, na verdade, 68 mortos e 60 feridos no dia 27 de janeiro de 1968. O trem misto, apelidado de "Leiteiro", colidiu com um cargueiro de 689 toneladas próximo ao bairro de Porto Batista, às 17h50 e a cerca de 100 m da estação de Fanfa, atingindo dois carros de passageiros. A estação deixou de receber trens de passageiros em fevereiro de 1996, quando estes foram suprimidos entre Porto Alegre e Uruguaiana


ACIMA: O acidente de Fanfa em 27 de janeiro de 1968 (Foto Jornal Zero Hora).feridos no dia 27 de janeiro de 1968. O trem misto, apelidado de "Leiteiro", colidiu com um cargueiro de 689 toneladas próximo ao bairro de Porto Batista, às 17h50 e a cerca de 100 m da estação de Fanfa, atingindo dois carros de passageiros. A estação deixou de receber trens de passageiros em fevereiro de 1996, quando estes foram suprimidos entre Porto Alegre e Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário