Nesta casa do Alto Feliz viveu o pai de Dom Odilo Scherer,
um dos favoritos na escolha do novo papa que, em 2013, sucedeu Bento XVI |
O pai do papável Odilo Scherer chamava-se Edvino Scherer e nasceu no atual município de Alto Feliz. A casa fica junto à cidade sede do município, no início da estrada que leva à localidade interiorana de Arroio Jaguar. Edvino, ainda criança, deixou a casa natal quando seus pais se transferiram para o interior de Cerro Largo, no noroeste gaúcho e está relativamente bem conservada.
Trata-se de uma construção em estilo enxaimel. Estilo típico alemão, usado principalmente no século XIX. Como se vê na foto, a construção começa por uma armação de caibros (grossos pedaços de madeira) que formam a estrutura do prédio. As paredes são preenchidas com barro (nas construções mais antigas e precárias) ou tijolos (nas mais recentes ou mais sofisticadas). No Vale do Caí se encontram ainda muitas casas desse tipo, principalmente no interior.
No Brasil, devido ao clima muito chuvoso e úmido, a base da casa é feita sobre pedras, para evitar o apodrecimento da madeira (como se vê bem na foto da casa da família Scherer, acima). A madeira era extraída de árvores centenárias (chamadas madeira de lei) de alta qualidade e resistência, inclusive contra o ataque de insetos como o cupim. Por isso tantas casas deste tipo estão de pé até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário