sábado, 9 de março de 2013

1738 - Usinas elétricas de Montenegro

Esta foi a primeira usina geradora de energia em Montenegro, 
implantada em 1919. Mas ela não foi a única. Abaixo, a Usina 
Maurício Cardoso, inaugurada em 1938, cujo prédio abriga hoje 
a Câmara Municipal

A primeira usina montenegrina foi ativada em 1919, no prédio que aparece na foto acima (reprodução do jornal A Federação), conforme se pode ver na postagem 1732 desse blog.
Depois dela foi construída outra grande usina, chamada Usina Maurício Cardoso, junto ao cais do porto, a respeito da qual a enciclopédia virtual Wikipedia apresenta as seguintes informações:. 
"Não há registro exato da data de construção da Usina. O local ocupado pelo prédio da Usina, hoje, já foi a Praça Borges de Medeiros. No prédio, que foi reformado, funciona atualmente a sede da Câmara de Vereadores e nele são realizados diversos eventos artísticos e culturais. A Usina Maurício Cardoso foi inaugurada em 22 de maio de 1938 e sua parada definitiva ocorreu em 1º de novembro de 1955, quando a Prefeitura firmou contrato com a CEEE, passando a administração da Usina e o fornecimento de energia à cidade para a estatal.
A Usina Mauricio Cardoso foi construída pelo engenheiro alemão Eugen Wilhelm Thudium. Thudium, nascido em Stuttgart no ano de 1884, era engenheiro da Deutz AG e transferiu-se para Porto Alegre por volta de 1930, contratado pela Sociedade Anônima Moinhos Rio-Grandenses (SAMRIG). Em meio ao projeto que desenvolvia na capital, foi contratado pelo então prefeito de Montenegro e chefiou a construção da Usina Maurício Cardoso, vindo a se estabelecer na cidade futuramente. Casou-se com a montenegrina descendente de alemães Elvira Enck e logo se tornou uma das grandes figuras locais, sendo Thudium e o prefeito da época os únicos a possuírem um automóvel na cidade. Em 6 de agosto de 1938, veio a falecer subitamente devido a um acidente vascular cerebral. O engenheiro Eugen Wilhelm Thudium foi responsável pela construção de dezenas de usinas pelo Rio Grande do Sul e também pelo estabelecimento do sobrenome alemão Thudium no Brasil, cujos descendentes residem em Porto Alegre até os dias de hoje.
Capacidade: a Usina abastecia Montenegro, Porto dos Pereiras, Porto do Maratá, Pareci Novo e São Sebastião do Caí, com um motor de 600HP da marca Deutz Otto. O motor era movido a gás pobre e acoplado a um dínamo de corrente alternada. Usava como combustível lenha e carvão. Dispunha de dois gasogênios, sendo um para lenha e outro para carvão. Antigos moradores locais contam que a construção tremia quando as máquinas funcionavam, parando somente aos sábados para a limpeza geral."

Observação:
O prefeito de Montenegro em 1938 era Carlos Gustavo Jahn. Mas, certamente, haviam muitos outros proprietários de automóveis na cidade naquela época, alem do prefeito e do engenheiro Eugen Thudium.

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