sexta-feira, 8 de março de 2013

1737 - Gilberto Kayser: um grande viajante

Cusco, no Peru, foi uma das mais belas cidades visitadas por Gilberto
O gosto que Gilberto Kayser tem por viagens é uma herança genética ou familiar. Tanto o seu avô Wilibaldo (Wili) Kayser quanto seu tio Roberto Kayser foram grandes viajantes.
Seu Wili tinha uma jardineira (um pequeno ônibus) com o qual fazia grandes viagens com sua família. Percorreu assim boa parte do estado, numa época em que era difícil fazer isso devido à qualidade precária das estradas e dos veículos. Seu Roberto, foi mais viajante ainda, fazia grandes viagens de automóvel e até de Lambreta e percorreu boa parte do mundo em roteiros turísticos. 
Gilberto fez carreira na Polícia Federal e, antes de se aposentar teve oportunidade de fazer muitas viagens pelo Brasil, em operações especiais. Principalmente nas zonas de fronteira. Além disso ele fez  um curso de meio ano na Alemanha, aprendendo técnicas da Polícia Federal alemã.
No período que passou naquele país, Gilberto aproveitou para conhecer boa parte da Europa. Ele viajava de trem e hospedava-se em hostels (hospedarias) que existem pelo mundo inteiro, são econômicas e muito convenientes.
Na sua atividade como policial, Gilberto trabalhou no aeroporto Salgado Filho e o que lhe proporcionou a oportunidade de aprender idiomas estrangeiros. Especialmente o espanhol.
Agora, aposentado, Gilberto ficou mais liberado para desenvolver o seu espírito de viajante. Aos 63 nos, ele não tem sossego.
Viaja constantemente pela América do Sul, já tendo percorrido grande parte de países como o Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador. Ele usa pouco avião, preferindo sempre as viagens de ônibus ou trem. Viajando assim e hospedando-se em hostels, Gilberto consegue maior contato com o povo. Ficou encantado, por exemplo, com a cordialidade do povo andino, descendente dos incas, que encontrou principalmente na Bolívia.
Gilberto se coloca à disposição para dar informações a quem quiser experimentar o seu método de fazer turismo, pelo e-mail gilberto.kayser@gmail.com

Um comentário:

  1. grande amigo gilberto kayser.e isto ai,depois de
    trabalhar bastante tempo na alfandega,mais do
    que justo o teu grande hobbie de viajar.eu,infe
    lizmente tenho um medo terrivel de aviao,senao
    iria contigo algum dia nestas tuas viagens.
    estas com um aspecto e ficou muito bem na foto,
    no pais andino.pena que nao levou teu time de
    botao,para ensinar aquele povo a delicia do fute
    bol de mesa.um grande abraço na familia tambem.

    ResponderExcluir