domingo, 24 de março de 2013

1791 - Aeroporto

A construção da linha férrea e da Estação Portão trouxe progresso 
e o mesmo deverá acontecer com o aeroporto









O desenvolvimento de uma região depende muito da disponibilidade de bons meios de transporte. No caso do município de Portão, a construção da estrada de ferro com uma estação de embarque e desembarque na localidade contribuiu muito para o crescimento econômico e populacional do atual município. A entrada em funcionamento da estrada de ferro e da Estação Portão ocorreu em 1909.
Depois disso houve a abertura, asfaltamento e posterior duplicação da rodovia RS-240, que deu outro grande impulso ao crescimento do município. Portão cresceu tanto que, hoje tem população bem superior à de São Sebastião do Cai, sede do município do qual Portão foi distrito até a sua emancipação, em 1963.
É notável observar-se que na época em que a ferrovia ainda era o meio de transporte mais eficiente, as imeidações da estação eram o centro da localidade que, nessa época, era conhecida como Estação Portão. Hoje o nome Estação Portão ainda é usado para designar aquele setor da cidade. Mas o centro de Portão, hoje, está situado junto à RS-122.
Atualmente ocorre um processo que poderá resultar no impacto de um novo meio de transporte no desenvolvimento do município. Está em estudo a contrução de um grande aeroporto internacional, com duas pistas longas, permitindo a operação de grandes aviões de carga e de passageiros. A localização desse aeroporto, prevista para o interior do município poderá determinar outra grande revolução na geografia de Portão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário