sexta-feira, 29 de março de 2013

1802 - Em Tupandi, no ano de 1958

O prefeito Hélio Alves de Oliveira é muito bem recebido
na localidade de Tupandi



Romélio Oliveira é um homem rico, pois possui um verdadeiro tesouro. Ao longo da sua vida ele adquiriu imagens e conhecimentos de Montenegro e do Vale do Caí.
Milionário, ele não é egoísta. Pelo contrário: é generoso. Um verdadeiro filântropo, ele distribui saber para toda a comunidade.
Vejam só essa foto. O quanto ela ensina.
Trata-se de uma visita feita pelo prefeito montenegrino Hélio Alves de Oliveira, à localidade de Tupandi, no ano de 1958.
Tupandi, na época, era sede de um dos distritos do grande município de Montenegro (Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão, naquela época, ainda pertenciam a Montenegro, assim como Harmonia, Pareci, São José do Sul, Maratá e Barão).
Hélio Alves é o segundo na fila de quatro homens agachados. O primeiro é Afonso Kunrath, o terceiro é o vereador João Vicente e o quarto seria o professor João Egidio Finkler (?).
Quem é de Tupandi pode identificar mais pessoas presentes nessa foto.
O prefeito Mano Kerscher nem era nascido na época. O ex-prefeito Hélio Müller era um menino e Hilário Junges um adolescente (14 anos). Será que algum deles está nessa foto?
CENÁRIO
Antes da sua emancipação (até o final da década de 1990) Tupandi era extremamente pobre e carente de infraestrutura. As estradas eram tão precárias que, no inverno, havendo muita chuva, tornava-se quase impossível chegar à atual sede municipal em automóvel. A localidade era quase totalmente rural. Pavimentação era algo muito raro, mesmo em torno de residências ou estabelecimentos comerciais. Em 1958, claro, a carência era muito maior.
Isso pode ser notado pelo local onde foi feito o encontro com o prefeito Hélio Alves. Um local descoberto e sem qualquer tipo de piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário