A grande exposição foi montada no Campo da Redenção (atual Parque Farroupilha), em Porto Alegre |
Pavilhão de Montenegro na feira realizada em 1901 |
O Caí também teve o seu pavilhão na Exposição |
O jovem município de Caxias do Sul fez bonito no evento |
Buscando atenuar as feridas da Revolução de 1893, Borges de Medeiros oficializa a Exposição com o decreto n°235 de 4 de abril de 1899. O objetivo era marcar o início doséculo XX e exibir o desenvolvimento do Rio Grande do Sul em todas as suas atividades.
A feira foi realizada nos chamados Campos da Redenção, hoje Parque Farroupilha. A Inauguração Solene ocorreu em 24 de fevereiro de 1901, com a presença do presidente do estado Borges de Medeiros..
Na exposição estavam representados 60 municípios, com 2.200 expositores, mostrando mais de 80.000 itens, entre produtos, animais e equipamentos.
A feira foi encerrada em 2 de junho de 1901, tendo contabilizado mais de 67 000 visitantes durante 98 dias de funcionamento, numa média de 6 836 pessoas por dia, números muito bons para uma cidade com 70 000 habitantes.
A atual Expointer remonta à Feira de 1901, que depois, em 1909, passou a ser realizada no Prado Riograndense, depois no Parque de Exposições Menino Deus, e finalmente, por causa do espaço insuficiente, instalada em 1970, em uma área de 64 hectares da Fazenda Kroeff. (dados extraídos da Wikipedia).
Apenas oito municípios gaúchos tiveram pavilhões próprios na Exposição de 1901, entre os quais Montenegro e Caí.
Guanharam medalha de ouro,
o caiense Guilherme Rasche (de Nova Petrópolis) , pela farinha de trigo
os montenegrinos J. Renner & Cia, pela banha das marcas Estrela e Flor
Ernesto e Guilherme Petzhod, pelo salame, presunto etc
Guilherme Bergmann, pelas limas e grosas
Na sala Rafael Pinto Bandeira, dedicada aos produtos industriais, os expositores montenegrino Ernesto e Guilherme Petzhold apresentaram uma linguiça inteira com 60 metros de comprimento e quatro qualidades de recheio.
No pavilhão dedicado a "instrumetos e máquinas para a agricultura e outros misteres", a empresa montenegrina Scherer e Backes expôs, um arado, uma grade para preparar a terra, a empresa Schamaedek e Löff também expôs um arado e Miguel Theobaldo (provavelmente Theobald, de Harmonia, apresentou um carrinho de mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário