sábado, 30 de março de 2013

1807 - Reunião prepara o Caí para a solução do problema das enchentes

Reunião realizada depois da grande enchente de 2011 representou 
o início da reação caiense ao secular problema das enchentes
No mesmo auditório (Centro de Cultura), em março de 2013, foi feita reunião
preparatória para o planejamento da cidade visando a solução dos seus problemas



Ocorreu no Caí, na última terça-feira, uma reunião que poderá resultar em grandes benefícios para os municípios da região.
Realizada no Centro de Cultura, ela visava preparar os municípios do Vale do Cai para a realização da Conferência das Cidades.
Pode parecer que essa reunião seja mais uma de tantas, que e não leve a nada de prático. Mas é bom ficar atento a ela, pois está ocorrendo no Caí um conjuto de fatos que poderá resultar numa grande transformação na cidade. Uma transformação muito positiva.   
O objetivo da Conferência das Cidades é planejar as cidades visando o seu crescimento saudável, atendendo a todas as necessidades básicas da população. Entre elas,  a habitação, o saneamento, a mobilidade urbana (trânsito) e, inclusive, a prevenção contra intempéries, como as enchentes.
Representantes das administrações municipais da região participaram da apresentação e foram informados que a solução desses problemas terá de passar pela elaboração de um projeto bem elaborado. De acordo com as normas exigidas pelo governo federal, que é quem tem recursos para a realização de grandes obras.
Foi dito também que o governo federal não vai destinar verbas para municípios que não apresentarem projetos feitos com o devido cuidado. E esses projetos devem ser bem discutidos, inclusive em conferências municipais, com a participação da população.
O município do Caí já vinha se preparando para isso e o secretário municipal do desenvolvimento, Alzir Bach, anunciou no evento que, no Caí, a conferência será realizada no próximo dia 23 de maio, às sete e meia da noite, no Centro de Cultura.
Participaram da reunião, personalidades importantes do governo, como o secretário-adjunto da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Secdes), Ricardo Kraemer, Deuclécio Grippa, Secretário Adjunto  de Habitação e Saneamento, Deuclécio Grippa - Diretor Geral da Secretaria de Habitação e Saneamento; Aurélio Froener, diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Secretaria da Habitação do Rio Grande do Sul. Pessoas importantes, que terão influência no andamento futuro do projeto caiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário