A rua Capitão Cruz ainda não era pavimentada e eram muito poucos os automóveis existentes na cidade |
A Cervejaria Jahn, de Montenegro, estava instalada na esquina das ruas São João com Capitão Cruz. Este prédio, que ainda existe hoje, bastante preservado, aparece em primeiro plano no lado direito da foto. O prédio da cervejaria, como se pode ver pela inscrição na parede, foi construído em 1896.
Do outro lado da rua Capitão Cruz, encontrava-se a casa de Carlos Gustavo Jahn Filho, que era filho do fundador intendente de Montenegro Carlos Gustavo Jahn. Seu pai elegeu-se intendente (prefeito) em 1930. Em 1932, foi confirmado no poder pela ditadura de Getúlio Vargas e foi mantido no comando do município até 1940. O avô, Gustav Jahn, chegou ao Brasil em 1878 e estabeleceu-se em Montenegro. Em 1886, casou com Guilhermina Keller e o casal teve quatro filhos: O mais velho, Carlos Gustavo (que continuou a cervejaria e foi intendente de Montenegro, Ricardo, Willy e Luiza.
Por volta de 1892, Gustav abriu uma fábrica de cerveja em pequena escala. Seu produto foi bem aceito e a empesa progrediu muito. A ponto dele inaugurar, em 1896, magníficas instalações da sua fábrica, na esquina das ruas Capitão Cruz com São João. Prédio que ainda existe.
Ele era empreendedor e foi dono de alguns dos principais cinemas de Montenegro.
Carlos Gustavo Jahn filho foi também um grande empreendedor, tendo sido dono dos principais cinemas de Montenegro.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
o dono dos cinemas era carlos gustavo jahn filho,
ResponderExcluirfilho do intendente e neto maestro gustavo jahn,