quarta-feira, 10 de abril de 2013

1861 - Os cinemas Tanópolis e Goio-en

Na década de 1960, o cine Goio-en era já estava envelhecido e decadente
O Cine Goio-em  foi criado no início da década de 1940, com frente para a Praça Rui Barbosa e ao lado do Clube Riograndense. Essa foto, tirada na década de 1960, mostra ele ainda em atividade mas um tanto decadente.
O Goio-em chegou a existir juntamente como o moderno Cine Tanópolis. Enquanto o Tanópolis exibia filmes mais refinados, o Goio-en oferecia filmes mais populares, com ingresso a preços mais baixos.
O Poder da Mulher, cujo título original era Westward the Women é um filme do gênero faroeste produzido em 1951. Ele mostra os problemas enfrentados por uma mulher quando atravessa a fronteira. Estrelado por Roert Taylor, o filme tinha no elenco Denise Darcel, Hope Emerson, Julie Bishop, Julie Bishop, John Mcintire, Marlyn Erskine, Renata Vanni. Era, ainda, um filme em preto e branco, embora que, nessa época já se produziam filmes coloridos. Talvez por isso, o filme foi programado para o cine Goio-en e não para o Tanópolis.
O filme não teve muito destaque na grande carreira de Robert Taylor. No mesmo ano de 1951 ele estrelou um dos seus maiores sucessos: Quo Vadis. Este sim, um filme colorido que, certamente, foi exibido no cine Tanópolis.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário