quarta-feira, 10 de abril de 2013

1862 - Cine Tanópolis

O Tanópolis foi o grande cinema de Montenegro e continua vivo, mostrando
ao público as melhores produções da indústria cinematográfica mundial


O Cine Tanópolis foi o grande cinema da história de Montenegro e continua ativo hoje, embora numa sala menor, adaptada à nova realidade do cinema. Enfrentando a concorrência da televisão e de outras alternativas de lazer a disposição do público atualmente, não sobrou mais público para encher os grandes auditórios de cinemas como o Goio-en e o o Tanópolis original.
Na década de 1960, quando o cinema vivia ainda uma grande fase, o Cine Tanópolis ocupava um grande e belo prédio, na área mais central da cidade. Hoje, a maior parte do prédio foi alugado para uma loja, sendo mantido o cinema numa sala menor do mesmo prédio, o espaço em que antes havia o mezanino do cinema.
Assim, sabendo adaptar-se à nova realidade, o Tanópolis continua vivo, oferecendo ao público montenegrino os melhores espetáculos que a indústria cinematográfica tem a oferecer.
Carlos Gustavo Jahn Filho foi dono dos dois cinemas que conviveram em Montenegro no período áureo do cinema: a década de 1960.
O nome Tanópolis significa cidade do tanino e é uma alusão à grande riqueza montenegrina na metade do século XX: a fabricação de tanino. Montenegro era conhecida, na época, como a capital do tanino. A cidade foi, e continua sendo, a maior produtora de tanino do mundo.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário