No final da década de 1980, os grandes prédios começavam a ser erguidos na cidade |
Esta foto mostra o centro da cidade de Montenegro visto de um ângulo diferente. Foi tirada do alto de um grande prédio em construção e, nela, o morro São João é fotografado. Ao contrário da maioria das antiga fotos panorâmicas, nas quais esse morro, era usado pelos fotógrafos como ponto elevado do qual se podia contemplar a cidade. Na foto, a cidade aparecia muito bem, mas o morro não.
Nesta, pelo contrário, o Morro São João aparece muito bem, inclusive com o seu pico menor, situado na Volta do Morro.
Merece ser notado, também, um morro menor que aparece mais ao fundo. Um morro que dificilmente é avistado nas fotos de Montenegro.
Pois esse, senhores, é o Monte Negro. O morro que deu nome à cidade. Ele fica às margens do rio Caí, a jusante (rio abaixo) da cidade.
Poucos montenegrinos o conhecem, mas não é difícil chegar lá.
Existe, no bairro Timbaúva, uma estrada que aparece no mapa do Google como sendo a Estrada para o Morro Monte Negro.
Ela parte das imediações do Aeroclube e passa, inicialmente, pela Zootecnia. Depois de alguns quilômetros percorridos se avista o morro que batizou Montenegro.
Na foto ao alto, se pode ver que o Monte Negro é uma elevação isolada e a primeira que era avistada pelo viajante quando subia de barco o rio Caí. Antes disto, o rio é margeado por terrenos planos.
Era, por isso, um marco, uma referência, e não é estranhar que a região próxima ao morro tenha ganho, também, o nome de Monte Negro.
A cidade de Montenegro começava a substituir o seu casario baixo por prédios de grande altura.
A rua que aparece à esquerda nessa foto é a Capitão Cruz, perto do prédio da Fundarte (do qual se avista uma parte, vista de cima). A foto foi tirada de um edifício que fica na rua Capitão Cruz, entre a Fundarte e a esquina da rua Santos Dumont. O prédio dista 60 metros do prédio da Fundarte, em direção à rua Santos Dumont.
Quando a foto foi feita, ao que parece, ele ainda estava em construção.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
Ola;;; essa foto deve ser do fnal dos anos 80, pois o prédio a direita o ultimo foi construido após eu ter nascido (1979) eu morava ao lado e o vi sendo construido, com uns 10 a 12 anos luciano marx lmarx@correios.com.br
ResponderExcluirNos ajude, Luciano. Você confirma que a rua que aparece em maior evidência na foto, à esquerda, é a Capitão Cruz?
ResponderExcluirTambém me parece que a foto tem prédios muito modernos para ser do final dos anos 60. Considero que poderia ser o Capitão Porfírio.
E fica a pergunta: do alto de que prédio foi tirada a foto?
Seria muito interessante tirar a foto novamente hoje, para publicar ao lado dessa.