Adicionar legenda |
A beleza da mulher montenegrina e a graça das crianças eram atração no desfile da festa |
Montenegro já era conhecida com capital do tanino, devido à importância da empresa Tanac, especializada na produção desse insumo, utilizado no curtimento do couro. Mas o município destacava-se também pela grande produção de laranjas.
Então, inspirada no sucesso da Festa da Uva, realizada em Caxias do Sul, o município resolveu fazer também a sua festa tendo a laranja como tema.
As fotos, realizadas pela Foto Milton, mostram o desfile da festa na sua terceira realização, em 1966.
A primeira Festa da Laranja foi realizada no ano de 1959, na primeira gestão do prefeito Hélio Alves de Oliveira (1956 a 1959). A festa foi realizada no Dia do Colono (25 de julho). A festa foi realizada num grande prédio situado na rua Osvaldo Aranha. Prédio em que funcionou a fábrica de calçados Hack Renner, que foi cedido pelo seu proprietário Telmo Kroeff.
A segunda Festa da Laranja ocorreu em 1963 foi realizada no Pareci Novo e contou com uma comissão de honra formada pelo prefeito Germano R. Henke, vereador J. Alfredo Marx e comissão executiva.
A terceira Festa da Laranja ocorreu em 1966, na segunda gestão do prefeito Hélio Alves de Oliveira. O local da exposição foi um amplo terreno pertencente à prefeitura e à empresa Tanac. Como as anteriores, essa festa contou com uma exposição na qual as empresas e produtores rurais do município mostraram seus produtos.
Fotos do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário