quarta-feira, 24 de abril de 2013

1914 - Montenegro nos anos 60

A cidade e o majestoso Monte Negro
(Para evitar as letrinhas, clique sobre a foto)
Nesta foto, as ruas em maior evidência são a Capitão Porfírio e, em seguida, a Capitão Cruz, correndo paralela a ela. A foto é do início da década de 1960, pois se vê a nova igreja matriz já numa fase adiantada da sua construção, em frente à velha igreja matriz. 
A rua que cruza com a Capitão Porfírio e com a Capitão Cruz, na parte inferior da foto, é a Osvaldo Aranha.O conjunto de prédios situado no canto inferior direito da foto, com frente para a rua Osvaldo Aranha, é o antigo prédio do Colégio Industrial. 
No canto superior esquerdo, se avista o grande prédio do frigorífico Renner que, naquela época, era a maior empresa de Montenegro. No canto inferior esquerdo, o grande telhado que se avista é da fábrica Arte Móveis.
Na quadra situada entre as ruas Capitão Porfírio e a Capitão Cruz, se avistam as instalações da metalúrgica Hädrich, que vão da rua Capitão Cruz até a Capitão Porfírio. Em frente ao prédio da Hädrich, na Capitão Porfírio, morou o ex-prefeito e intelectual montenegrino Hélio Alves de Oliveira.  Ele foi duas vezes prefeito, duas vezes deputado, secretário estadual e autor de 50 livros.
Ao fundo o morro grandioso que deu nome à cidade: o Monte Negro.
Tanto o prédio do Cine Goio-en quanto o do Cine Tanópolis podem ser vistos na foto.

Foto do acervo de JB Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário