Gasolina no porto de Montenegro, que tem uma estrutura muito maior que o do Caí |
Para que Montenegro crescesse o que cresceu, foi necessária a contribuição de grandes líderes. Jacob e Júlio Renner; Gustavo Jahn e Gustavo Jahn Filho são alguns exemplos. Assim como Heitor Müller (um dos fundadores da Frangosul e atual presidente da FIERGS). Mas não só empresários contribuíram para a evolução da cidade e do município. Também alguns grandes prefeitos tiveram esse mérito. Um deles, o mais óbvio, é Hélio Alves de Oliveira. Duas vezes prefeito, ele foi reconhecido nacionalmente como um dos cinco melhores prefeitos do país.
A administração municipal também é fundamental para o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a melhoria de vida do povo. Veja-se o exemplo do porto de Montenegro.
No final de 1900, o Caí era uma cidade maior e mais rica do que Montenegro. Na virada do século, houve uma virada, também, na situação dessas duas cidades. Enquanto o Caí começou freou o seu desenvolvimento, Montenegro continuou crescendo e não demorou para superar o município vizinho.
Duas grandes obras foram fundamentais para isso. Uma delas, o porto de Montenegro que, além de ficar pronto antes do caiense, é muito maior e mais qualificado, Outra a construção da estrada de ferro, que foi planejada para passar pelo Caí, mas acabou passando por Montenegro.
Pode se imaginar que a administração municipal de Montenegro, naquela época, foi mais dinâmica e eficaz que a do Caí e, por isso, deu-se a virada.
Vejamos quem foram os intendentes (prefeitos) dos dois municípios naquele período:
Em Montenegro:
1896 Capitão Antônio Maria Vargas
1899 Alberto Gottselig
1900 Coronel Jossé Álvaro Pereira de Morais
1904 Coronel Álvaro Pereira de Morais
1906 Tenente Coronel Frederico Gabriel Lampert
1907 Coronel Álvaro Pereira de Moraes
1908 Major Amândio Fidêncio Lampert
No Caí:
1896 Paulino Inácio Teixeira
1900 Orestes José Lucas
1904 Orestes José Lucas
1908 Aquiles Taurino de Rezende
No Caí:
1896 Paulino Inácio Teixeira
1900 Orestes José Lucas
1904 Orestes José Lucas
1908 Aquiles Taurino de Rezende
Foto do acervo de JB Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário