Em 1962, foi realizado o primeiro baile de kerb no salão de Inácio Flach. Hoje, com asfalto na porta, o local seria pequeno para a grandeza do evento |
A pequena comunidade organiza a festa, que é maior de Santa Rita |
O salão comunitário, construído pela prefeitura, será o local do evento |
A comunidade católica de Santa Rita, em Tupandi, é muito pequena e, até alguns anos atrás, pouca gente ia lá. A estrada era esburacada, poeirenta no verão e embarrada no inverno.
Mesmo nessa condição adversa, o povo local se esforçava para melhorar as condições da localidade. Em 1954, a comunidade católica local construiu sua primeira capela. Ela era muito pequena, mas atendia às necessidades do povo.
Depois veio o progresso. Como o restante do municipio de Tupandi, a localidade de Santa Rita prosperou muito. Principalmente com a construção de aviários e pocilgas.
No ano de 19, a comunidade construiu uma nova capela, maior e mais bonita. Mais de acordo com a situação e as condições econômicas da comunidade.
O KERB
Os bailes de kerb são a mais tradicional e característica festividade dos imigrantes alemães. Nos dias do kerb, os moradores da localidade hospedam seus parentes, que vêem de longe para rever parentes e amigos e manter apertados os laços de união familiar. Pela tradição da festa, a permanência dos parentes na localidade ia do sábado até segunda-feira. E muitos ainda seguem nesse costume.
Em Santa Rita, por ser uma comunidade muito pequena, somente em 1962 começou a ser realizado o baile de kerb, no num pequeno salão de madeira pertencente a Inácio Flach.
Em 1995, com fundamental ajuda da prefeitura, foi construido o grande Salão Comunitário da localidade. Desde então a festa de kerb passou a ter uma maior grandeza.
DIA 25
No próximo sábado, dia 25, vai acontecer o baile de kerb, que começa com missa às sete da noite e depois continua com o jantar típico e com o baile de kerb.
A janta terá churrasco, bolo de carne, massa, aipim e saladas diversas. Os cartões podem ser adquiridos antecipadamente, a R$ 15, com Lotário (fone 98141227) ou Solange (3635-8050). Na hora, vai custar R$18.
A festa será animada pela banda típica ABC, de Montenegro, que toca as tradicionais músicas alemãs. O ingresso no baile é grátis.
ASFALTO
A melhor novidade do kerb desse ano é que a estrada de cinco quilômetros que separa Santa Rita da cidade de Tupandi foi asfaltada, pela prefeitura, no ano passado.
Portanto, fica bem mais fácil e confortável ir até a localidade. Razão pela qual o povo local espera que essa venha a ser a maior festa de kerb da história de Santa Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário