quarta-feira, 15 de maio de 2013

1993 - Tupandi comemora 25 anos de progresso incomparável


O progresso obtido por Tupandi nos seus primeiros 25 anos, 
é uma marca difícil de ser superada


Tomara que estejamos errados e outras comunidades consigam ter um progresso igual ou semelhante ao que Tupandi teve depois da sua emancipação. Mas vai ser muito difícil que isso aconteça. 
Em 1998, quando foi assinada a lei estadual que criou o município, Tupandi era uma localidade muito atrasada. Já havia acontecido uma boa melhora nos seis anos anteriores, quando Tupandi passou a pertencer a Bom Princípio mas, mesmo assim, quando o municipio foi criado, disputava com São Vendelino a condição de município mais pobre da região.
Quando foi empossado o primeiro governo municipal, a prefeita recebeu uma notícia assustadora: a Escola São Luis, que era particular e a única existente na vila, estava fechando as portas. 
Se a situação da educação no novo município era essa, imagine-se como estava o resto.
NÃO FOI MILAGRE
O que houve de lá para cá já é conhecido de todos. Com competência, seriedade e muito trabalho a administração municipal organizou os esforços do povo e Tupandi passou a crescer num ritmo nunca visto anteriormente em nenhum município da região, do estado, do país e, provavelmente, do mundo.
E não foi porque descobriram petróleo ou porque uma grande empresa veio se instalar ali. Tudo que foi construído desde então, foi feito com o esforço próprio dos tupandienses.
Os indicadores já mostram hoje a região do Vale do Caí como a mais desenvolvida do país. E Tupandi está muito à frente dos demais municípios do Vale. É, por tanto, sem nenhuma dúvida, o município mais desenvolvido do país.
Hoje praticamente todas as estradas do interior estão asfaltadas, tal como se vê acontecer na Europa. A qualidade da educação, que era horrível no passado, foi melhorando ano a ano e, hoje, já tem qualidade de primeiro mundo.
JÁ É PRIMEIRO MUNDO
Muito ao contrário do que acontece no resto do país, Tupandi já é primeiro mundo. Economicamente, o município já supera muitos municípios dos países mais ricos. Isso só não é tão facilmente perceptível porque Tupandi é primeiro mundo a pouco tempo. Enquanto que a Alemanha e a França são países de primeiro mundo há varios séculos, Tupandi só entrou nessa condição há poucos anos.
Imagine-se como será esse município daqui há dez ou vinte anos.
As lições de Tupandi estão aí para serem copiadas. O caso de sucesso de Tupandi deveria ser mais estudado. Aliás, deveria ser criado num municipio uma escola superior de administração pública, cientistas econômicos e sociais deveriam fazer estudos profundos a respeito do fenômeno que ali acontenceu. Algo raro - talvez único no mundo - mas que pode ser reproduzido, assim como os outros fenômenos que ocorrem na natureza e na sociedade. Se for feito, o mundo terá muito a ganhar com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário