quarta-feira, 15 de maio de 2013

1996 - Caí bombando: o melhor momento na história do município

O primeiro grande momento do desenvolvimento caiense se deveu ao seu
porto, pelo qual eram escoadas a produção do Vale do Cai e da Serra








As duas fábricas da Azaléia proporcionaram uma década de grande
desenvolvimento para o município, depois definharam e acabaram fechando




No momento em que São Sebastião do Caí comemora o seu  138° aniversário, o  município vive um momento de extraordinário progresso e de fabulosas perspectivas para o futuro.
Nos últimos três anos, a economia desenvolveu-se muito mais que a do estado e da região, acompanhando o progresso dos demais municípios do Vale do Cai. Região que já é, hoje, a mais desenvolvida do país.
O Caí, que vinha ficando para trás desde que as suas duas fábricas Azaléia começaram a decair, no final dos anos 1990, despertou  nos últimos anos. De 2010 para cá, o município vem apresentando crescimento econômico exuberante, com crescimento real médio de 18% ao ano. Mais que o dobro do crescimento chinês. Para o ano de 2012 o número final ainda não é conhecido, mas os números parciais indicam que ele deverá ser próximo disso. Caso o índice repita a média dos últimos anos, o crescimento nesse triênio será acima de 60%. Com mais um ano assim, a economia caiense praticamente dobraria em quatro anos.
Algo nunca visto na história do município e difícil de acontecer em qualquer parte do mundo. Um milagre econômico que só se viu parecido no vizinho município de Tupandi.
Como consequência do crescimento das empresas e da agropecuária, o Caí teve, nos últimos anos, um crescimento extraordinário na geração de empregos. Muito superior ao do estado e do país.
Resta saber se o município continuará crescendo assim. Tupandi é o que é porque vem repetindo altos índices de crescimento há  mais de vinte anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário