O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
2001 - Projeto Ponte/Estrada/Dique
DOZE PROBLEMAS
1) - Pontes estreitas sobre o rio Caí - É necessária a construção de uma nova ponte sobre o rio Caí junto à cidade de São Sebastião do Caí. A existente hoje é estreita e frágil para o trânsito pesado que terá de suportar com a conclusão da ligação rodoviária Intervales.
2) Interrupção da ligação rodoviária Intervales - Esta ligação está surgindo com o asfaltamento das estradas entre o Caí e São José do Hortêncio e entre Pareci Novo e Poço das Antas. Com isso, será possível transitar, por via asfaltada, do Vale do Sinos até o Vale do Taquari, passando pelo Vale do Caí, em trajeto mais curto e menos congestionado.
A grande utilidade dessa ligação rodoviária fará com que as estradas que compõem a ligação tenham intenso movimento e será necessário estabelecer um caminho viável para a passagem do trânsito pesado pela cidade. A Estrada/Dique será solução ideal para o problema.
3) Trânsito pesado no centro da cidade - Para melhor utilização desta nova ligação rodoviária é preciso resolver o problema da passagem de trânsito pesado por dentro da cidade de São Sebastião do Caí e pela ponte estreita sobre o rio Caí. A falta de estrutura adequada fez a prefeitura e o DAER proibirem a passagem de caminhões pesados pela cidade e pela ponte (já que o único acesso à ponte passa pelo centro da cidade) o que representa uma grande perda de eficiência e utilidade da estrada ERS-124.
4) Enchentes cada vez maiores na cidade de São Sebastião do Caí - Em 1982 houve uma enchente extraordinária, que atingiu o nível de 14,70 metros acima do nível normal. Em 2000, outra grande enchente atingiu o nível de 14,75 metros e, no ano de 2011 ocorreu enchente ainda maior, com o nível de 14,80 metros.
5) O trânsito é interrompido na RS-124 por ocasião das enchentes, na localidade de Matiel.
6) Habitação popular: quando os governos fazem um projeto de habitação popular, a área escolhida fica longe do centro da cidade, pois o custo dos terrenos na área central são proibitivos. Isso obriga os seus moradores a gastar com passagem de ônibus, além de sofrerem com a pouca frequência de horários, especialmente à noite e fins de semana.
7) Segurança: por ser uma região próspera, o Vale do Caí torna-se cada vez mais atrativo para os criminosos vindos de regiões vizinhas.
8) Saúde: por ocasião das enchentes a água dos esgotos mistura-se com a do rio e entra dentro das residências, sendo fator de disseminação de doenças.
9) Meio-ambiente - a cidade não conta com um sistema de tratamento da água, que é despejada sem tratamento no rio. Isso faz com que o Caí seja um dos rios mais poluídos do país.
10) Trânsito (Mobilidade Urbana) - O trânsito no centro da cidade está se tornando congestionado, devido ao extraordinário crescimento do Caí como polo comercial da região. A já planejada construção de um shopping center no centro da cidade tende a agravar essa situação.
11) Renda - A renda per capita da população caiense é baixa em comparação com a dos municípios vizinhos.
12) Educação - São Sebastião do Caí e o Vale do Caí carecem de uma escola voltada para a ciência e tecnologia. Muitos alunos da região frequentam a escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, com extraordinário aproveitamento. Mas é oneroso e difícil o deslocamento diário dos alunos até as instalações daquela escola.
UMA SOLUÇÃO
A construção de uma nova ponte ligando a localidade de Matiel (no município de Pareci Novo) com o bairro Navegantes (na cidade de São Sebastião do Caí) é a solução mais eficaz e barata para todos esses problemas e trará enorme vantagem para os municípios diretamente envolvidos e para o estado do Rio Grande do Sul.
Com a construção da ponte no local aqui indicado, fica solucionado o problema da interrupção do trânsito na ERS-124, por ocasião das enchentes, pois ao passarem pela ponte os veículos não precisarão utilizar o trecho da rodovia que atualmente fica submerso nas enchentes.
A rodovia/dique permitirá a passagem do trânsito pesado da Intervales pela cidade de São Sebastião do Cai de forma rápida, segura e econômica, sem causar danos à pavimentação das ruas, estrutura dos prédios e ao trânsito da cidade. Ela comporá um anel rodoviário em torno do centro da cidade, proporcionando melhor organização do trânsito.
Com a construção dos dois braços da Estrada/Dique, haverá disponibilidade de terrenos a algumas centenas de metros da área central da cidade (terrenos hoje não utilizados devido ao fato de serem muito atingidos pelas enchentes), permitindo a construção de blocos residenciais capazes de abrigar várias centenas (ou até milhares) de famílias. Esses terrenos serão obtidos gratuitamente, na forma de contribuição de melhoria junto aos proprietários que terão seus imóveis valorizados pela construção do dique.
Segurança - A construção dos dois braços da estrada dique organizará e concentrará o trânsito e os acessos da cidade, permitindo um melhor controle das entradas e saídas na cidade através de câmeras de segurança. Esse aspecto já poderá ser considerado na construção do novo sistema viário que a cidade passará a ter.
Saúde - Ao livrar a cidade das enchentes, será solucionado um grande problema: com a invasão das águas, o esgoto da cidade mistura-se com a água do rio, que invade as residências e estabelecimentos comerciais, industriais e públicos.
Meio Ambiente - A construção do dique disponibilizará área adequada para a construção de uma unidade de tratamento do esgoto. Atualmente, as únicas áreas disponíveis junto à cidade são de várzea.
Trânsito (mobilidade urbana) - A criação de núcleos habitacionais junto ao centro da cidade permitirá o deslocamento fácil dos seus moradores, até mesmo a pé ou de bicicleta, através de ciclovias.
Renda - Milhares de famílias com renda baixa residem e são proprietários de terrenos próximos ao Centro, mas com baixo valor de mercado. Com a concretização do projeto, seu patrimônio terá grande valorização. O progresso que o projeto proporcionará à cidade vai propiciar melhores oportunidades de emprego e valorização da mão de obra.
A OBRA
A Estrada/Dique é obra de valor reduzido, pois terá curta extensão e porque, mesmo sendo feita em várzea, não exigirá a implantação de galerias, que oneram muito as obras de rodovias que atravessam terreno alagadiço.
A ponte será construída logo ao sul da rua São João, a última do bairro Navegantes. A Estrada/dique terá dois braços: o sul e o norte.
O braço sul irá da ponte até o traçado antigo da RS-122 a, aproximadamente, 300 metros do Cemitério Municipal, na direção de Porto Alegre.
O braço norte irá da ponte até o bairro Vila Rica, onde entroncará com o mesmo traçado antigo da RS-122. A extensão dos dois braços, somada, será de aproximadamente sete quilômetros.
MELHORIA NO FLUXO DE TRÂNSITO NA LIGAÇÃO RODOVIÁRIA INTERVALES
Está sendo criada uma nova e eficiente ligação rodoviária entre os vales dos rios dos Sinos, Caí e Taquari. A rodovia está sendo formada aos poucos, com a recente conclusão da estrada que ligam Presidente Lucena a São José do Hortêncio, o início das obras da ligação entre Hortêncio e São Sebastião do Caí e a conclusão das obras da rodovia Transcitrus, entre Pareci Novo a Poço das Antas.
O conjunto destas obras com outras rodovias já existentes possibilitará a eficiente ligação da BR-116 (em Ivoti ou Picada Café), com a RS-122 (em São Sebastião do Caí) e a Rota do Sol (em Teutônia).
Estas estradas terão um fluxo de veículos muito intenso e constituirão uma das mais importantes ligações rodoviárias do estado.
COMUNIDADE DO MATIEL
(localidade situada no município do Pareci Novo, situada em frente a São Sebastião do Caí, mas separada dela pelo rio)
Segundo atestam todos os técnicos consultados, não tem procedência o temor de que a construção de um dique na margem esquerda do rio causará elevação no nível das enchentes na margem direita, onde está situada a localidade de Matiel. A ponte, por outro lado, trará enorme vantagem para a comunidade.
A construção da ponte junto ao núcleo da comunidade fará com que a distância da localidade de Matiel até o centro de São Sebastião do Caí seja reduzida em três quilômetros. Com isso, Matiel se tornará um bairro próximo ao centro dessa cidade, proporcionando conforto e economia para seus moradores. Assim, os imóveis daquela localidade terão grande valorização.
Todos os imóveis do município de Pareci Novo se valorizarão em virtude do município ficar situado junto à importante Ligação Rodoviária Intervales.
VALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS E ELIMINAÇÃO DE PREJUÍZOS
A proteção contra as cheias resultará em valorização de aproximadamente 3.000 imóveis residenciais, comerciais, industriais e públicos na cidade de São Sebastião do Caí. O que resulta em valorização destes imóveis da ordem de mais de R$ 100 milhões (em valores de 2012).
Cada enchente na cidade resulta em prejuízos consideráveis para as pessoas e empresas que utilizam estes imóveis. Em casos de grandes enchentes, até mesmo os prédios industriais da empresa Conservas Oderich SA são tomados pela enchente. E mesmo em enchentes menores centenas ou milhares de pessoas faltam ao trabalho devido à necessidade de tomar providências para proteger os seus bens (móveis e eletrodomésticos, por exemplo) de danos causados pela enchente.
Toda enchente causa prejuízo às famílias, às empresas atingidas e ao poder público municipal. Como o fenômeno se repete frequentemente, ao longo dos anos esses prejuízos (causados inclusive pela interrupção do trânsito na Ligação Intervales) poderá, ao longo de dez anos gerar prejuízo igual ou superior a R$ 100 milhões.
São Sebastião do Caí já é, hoje, o principal polo comercial da região (o que será potencializado com a construção de um shopping center prevista para 2015). A intervales, a ponte e a melhoria do trânsito na cidade vão favorecer o crescimento da atividade comercial na cidade.
Caso o governo execute essa obra, portanto, o valor investido será recuperado através do aumento na arrecadação de tributos.
DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁREAS JUNTO AO CENTRO DA CIDADE
A construção do dique trará grande valorização a áreas hoje desabitadas que se tornarão propícias à urbanização. Os proprietários dessas áreas serão beneficiados pela obra e poderão retribuir à sociedade na forma de áreas úteis situadas junto ao dique. Parte dessas áreas poderão ser utilizadas para a implantação de conjuntos habitacionais, escola técnica, unidade de tratamento de esgoto.
Foto extraída do Google Earth com a localização sugerida para a ponte e um possível traçado da Rodovia/Dique. O traçado definitivo deverá ser decidido através de estudo técnico aprofundado.
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