Nascido em Capela de Santana, o Capitão Antônio Machado de Souza foi personagem importante da história riograndense |
Nascido em 1º de fevereiro de 1808, na zona de Capela Sant’Ana do Rio dos Sinos (antiga denominação da regiao de Capela de Santana) o Capitão Machado era casado com Bernardina Rodrigues da Rosa Depois de terminada a Guerra dos Farrapos, por volta de 1850, veio estabelecer-se em território de Montenegro. Comprou, ao sul da Fazenda Montenegro, duas terças partes da antiga Fazenda José Domingues, que antes pertencera em sesmaria, a Francisco Batista Anjo e originariamente fizera parte da grande estância do patriarca pioneiro Antônio de Souza Fernando. Antônio comprou estas terras do Capitão João Leal de Aljubarrota, fundador de uma grande charqueada no lugar, sede da fazenda vendida, que ainda hoje, por isso, se chama Charqueada, à margem do rio Caí, no caminho de Pesqueiro. Ali Machado de Souza manteve a sede de sua fazenda, em um enorme casarão com 14 janelas na frente e muitas outras benfeitorias construídas por Aljubarrota.
Contava a tradição que João de Aljubarrota era um homem empreendedor mas muito afoito e descuidado no planejamento de seus empreendimentos, que eram sempre grandiosos, motivo por que foi mal em seus negócios, tendo de vender as propriedades descritas acima. O povo começou chamá-lo, em virtude de sua paixão pela grandeza, de João Abarrota , em vez de João de Aljubarrota.
Na Guerra dos Farrapos, o Capitão Antônio Machado de Souza, Custódio Machado de Souza e o filho deste, o famoso José Custódio Machado (Juca Custódio), foram revolucionários fervorosos e militantes.
Em Março de 1864, Antônio fez a travessia de Montenegro até São Francisco de Paula com oito companheiros entre filhos, genros e amigos, travessia esta, que durou ida e volta, 51 dias. Nesta mesma expedição atravessou o Campo dos Bugres, hoje Caxias do Sul, e comprou uma sesmaria nessa região serrana.
Antônio vendeu a Sesmaria Machado com a sede (Charqueada), que depois foi colonizada para a instalação de colonos alemães e italianos, para o seu amigo de muitos anos, também montenegrino por adoção, filho de Camaquã, Ernesto Faustino Brito.
O Capitão Antônio Machado de Souza faleceu em Montenegro, com 71 anos de idade, em 20 de março de 1879.
A sua esposa, Bernardina Rodrigues da Rosa (ou Bernardina Camila da Conceição), nasceu em 24 de julho de 1815, filha de Pedro Rodrigues e Rosa e de Thomasia Maria de Oliveira. Ela faleceu em 1873.
Segundo Antônio Carlos Fernandes Rosa, na “História de Montenegro”, livro em que nos baseamos para retirar muitos subsídios para este trabalho, o Capitão Antônio Machado de Souza teria se casado uma única vez com Bernardina Rodrigues da Rosa, descendente de Manoel Rodrigues da Rosa (ou Manoel Rodrigues Ruivo) e de Bárbara da Conceição, casal de açorianos da Ilha de Faial, casados estes em Triunfo em 03/10/1762.
Veja mais sobre o Capitão Machadinho na postagem 581 - Duelo de Bravos.
Veja mais sobre o Capitão Machadinho na postagem 581 - Duelo de Bravos.
Data do primeiro casamento: 03 de Maio de 1830
Filhos do primeiro casamento.
4.01 - Pedro Rodrigues Machado, casado com Rita Clementina Fragoso Machado.
4.1.1 – Antonio Fragoso Machado, casado com Maria Izaura Machado.
4.1.1.1 – Alexandre Fragoso Machado, casado com Eracy Machado Fracalossi.
4.02 - Luiz Rodrigues Machado, casado com Faustina Magalhães.
4.03 - Fidelino Rodrigues Machado, falecido solteiro.
4.04 – João Antônio Rodrigues Machado, casado com Emília.
4.05 - Belo Rodrigues Machado, casado com Florisbela Maria Rodrigues Machado.
4.06 - Hortêncio Rodrigues Machado, casado com Maria Idalina Magalhães.
4.07 - Israel Rodrigues Machado, casado com Ermínia Antônia de Oliveira.
Segundo casamento: Bernardina Francisca da Silva.
Filhos do segundo casamento.
4.08 - Manoel Rodrigues Machado (Dunduca), casado com Agida da Silva Machado, filha de Felício Luiz Viegas e Geralda Maria da Conceição.
4.08.1 - Manoel Rodrigues Machado Filho, casado com Maria José Viegas Machado.
4.08.1.1 – Alexandre Viegas Machado, nascido em 28.08.1888, no lugar hoje denominado Pareci Novo (RS).
4.09 - Virgínia Coutinho
4.10 - Leocádia Martins de Sá
4.11 - Ana Rodrigues Machado
4.12 - Luiza Rodrigues da Rosa (Zizinha)
4.13 - Bernardina Rodrigues Machado
Teriam tido outros três filhos, Antonio, Emilia e Maria Eulália, segundo publicação do Jornal Ibiá – Coluna “PERSONAGEM DA RUA” – Rua Capitão Machado – Bairro Centro – Montenegro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário