quarta-feira, 22 de maio de 2013

2015 - Jovens cientistas premiadas nos Estados Unidos

Agatha Selbach e Desireé de Böer foram premiadas na feira Intel ISEF 2013

Greice Calloni e Bruna Pinto foram premiadas na feira de Houston, Texas

A Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, é um estabelecimento de ensino modelar. 
Dirigido atualmente pelo caiense Léo Weber, a Liberato oferece qualidade de ensino muito superior ao que é comum no país. Algo próximo, até, do que existe nas melhores escolas dos países de primeiro mundo.

Prova disso é o desempenho que seus estudantes conseguem quando participam de eventos internacionais na área científica. A escola conta com vários estudantes do Caí e municípios vizinhos e pode se observar o excelente aproveitamento que eles têm nessa escola modelar.

Exemplo disso é a estudante caiense Ágatha Lotermann Selbach, filha de Jacob Selbach e Carmen Lottermann Selbach. Juntamente com sua colega Desireé de Böer Velho, ela participou da feira Intel ISEF 2013, realizada em Phoenix, no estado americano do Arizona, que é a maior Feira de Ciência e Engenharia do mundo. Ela reúne 1.500 estudantes de nível pré-universitário, de 70 países. O nível da exposição é tão elevado que um cientista prêmio Nobel de química chegou a sabatinar as duas estudantes a respeito do seu trabalho.

Competindo com estudantes dos países mais desenvolvidos do mundo, Ágatha e Desireé conquistaram o quarto lugar na categoria Gerenciamento ambiental com a sua pesquisa sobre o “pseudonomas stutzeris na redução do teor de cloreto da água”, ou seja, utilização dessa bactéria na dessalinização da água do mar.

Ágatha retornou ao Caí no último domingo e, nos próximos dias, viaja novamente aos Estados Unidos para participar de mais uma feira internacional de jovens cientistas. Desta vez em Nova York. E ela não é a única estudante caiense da ecola Liberato a ter essa oportunidade.

Nos dias 8 a 13 de maio, na cidade de Houston, Texas, EUA. aconteceu outra grande feira de ciências com a participação de mais de 400 projetos de pesquisa de cerca de 66 diferentes países. E lá estavam as caienses Greice Calloni e Bruna Pinto.

“Participamos da feira com o projeto: Obtenção de acetato de celulose a partir da casca de arroz. Nós adoramos ter participado da feira, foi uma experiência muito boa ter apresentado nosso trabalho fora do país”, diz Greice Calloni. “Além disso, foi possível conhecer pessoas de diferentes lugares do planeta, aprender sua cultura e fazer muitos amigos.”

“Também tivemos a oportunidade de fazer um passeio a NASA, o qual foi organizado pela própria feira”, conta Greice.

As duas estudantes caiense receberam como prêmios na ISWEEEP a medalha de bronze e prêmio em dinheiro.

Matéria publicada no jornal Fato Novo na edição de 22 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário