Tradição do Kerb: quando termina a missa, a bandinha comanda o cortejo, levando o povo até o salão de bailes |
Nos salões da Sociedade, o baile foi animado durante o dia...
...e ficou mais animado ainda durante a noite
|
“Conseguimos nosso objetivo que foi unir toda a comunidade em fazer uma festa para entrar no calendário da região”, comemora o presidente da comissão organizadora do evento, Jorge Antônio Fink. Segundo ele, a movimentação em todos os cinco dias de programação ficou acima da expectativa.
PÚBLICO SEMPRE PRESENTE
O Baile da Terceira Idade (na quinta-feira) teve cerca de 500 pessoas e muita gente prestigiou a abertura (na sexta-feira) na sede da Associação Cultural Educando para o Futuro de Harmonia (ACEFH). E, no terceiro dia, o movimento do Fandango de Kerb (sábado) encheu o CTG Recanto Nativo. “No domingo foram servidos mais de 1 mil almoços (em cinco pontos da cidade) e, mesmo com a chuva à tarde, a Sociedade Harmonia permaneceu cheia até à noite”, ressalta Jorge Fink.
E na segunda-feira, na saideira da programação, era difícil até caminhar dentro da Sociedade, devido à presença maciça de público. “Fizemos uma coisa nova e deu certo. A comunidade está de parabéns”, arremata o coordenador.
NOVA ROUPAGEM
Para o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, o baile foi o reflexo de uma parceria de sucesso, entre a prefeitura e diversas entidades do município. Lista que abrange a Associação Comercial Industrial e de Serviços (ACIS) de Harmonia, Associação dos Estudantes Universitários de Harmonia (AEUH), Corpo de bombeiros Voluntários, Associação dos Alten Maschinen, CTG Recanto Nativo, ACEFH, Comunidade Católica e outras. Turma que ajudou a dar uma nova roupagem a uma das mais tradicionais festas do município.
“O poder público tem essa função de atiçar e movimentar a comunidade, dando apoio onde for preciso. Em Harmonia, o kerb sempre foi uma festa comemorada entre as famílias, como a essência de sua tradição. Mas havia uma vontade latente de dar maior expressão ao evento e, em comunidade, conseguimos fazer esse vulcão explodir”, define Lico.
“A partir de agora, teremos anualmente essa nova versão do Kerb de Harmonia e, a cada dois anos, a Früchtefest”, adianta, referindo-se também à festa máxima do município. Lico explica que a Früchtefest deve ser retomada em 2014, depois de sete anos sem ser realizada – o evento teve sua 6ª edição em 2007.
Fotos e texto de Castor Becker
Fotos e texto de Castor Becker
Nenhum comentário:
Postar um comentário