A elegância do povo, na Festa de São Sebastião
|
A procissão daquela época não diferia muito da de hoje. O cortejo dobrava a esquina da rua Marechal Floriano com a Henrique D'Ávila e o prédio que aparece do lado direito da foto, depois de reforma, foi incorporado à estrutura do Ginásio São Sebastião (atual Escola São Sebastião). O prédio que se vê adiante da praça, no lado esquerdo da foto, é o prédio utilizado hoje pela Pizzaria Pica-Pau, na esquina da rua Marechal Floriano com a 13 de Maio, cujas características foram pouco modificadas desde aquela época.
Note-se a elegância dos trajes. Os homens estavam todos de terno, gravata e chapéu. Tirar o chapéu segurando-o nas mãos era sinal de respeito. Comportamento adequado diante da imagem do santo. Até os meninos usavam chapéu e, na sua maioria, cupriam o rito de descobrir a cabeça na presença do santo.
Também era costume as pessoas fazerem o sinal da cruz quando passavam diante de uma igreja.
Não era só no dia da Festa de São Sebastião que eles se vestiam com esse esmero. Na época esses trajes eram usados em todas as reuniões sociais.
Sendo a festa de São Sebastião, a festa aconteceu em pleno verão. O que torna mais notável ainda a dedicação dos caienses às roupas elegantes.
Foto do acervo de Paul Karohl, disponibilizada por Rubem Schneider
Nenhum comentário:
Postar um comentário