Costa da Serra, em Montenegro, é uma das
localidades do Vale que se candidata à emancipação
|
No Rio Grande do Sul existe o reconhecimento de que a criação de novos municípios foi benéfica, pelo progresso que a grande maioria deles alcançou. No Vale do Caí, então, todas as emancipações ocorridas foram bem sucedidas e isso deverá fazer com que não sejam criados obstáculos a criação dos novos municípios.
No ano de 1982, o distrito caiense de Bom Princípio conseguiu sua emancipação graças ao grande empenho da comissão emancipadora (constituída por cidadãos locais, trabalhando voluntariamente). O advogado Arno Carrard liderou o movimento e teve muito trabalho para superar a resistência de pessoas incrédulas quanto às condições daquele, então, pobre distrito para emancipar-se.
Muito bem administrado pelo seu primeiro prefeito, Hilário Junges, o município deu um salto de progresso e, em seis anos, já estava à frente do Caí em muitos aspectos.
Tamanho sucesso provocou uma grande onda de emancipações na região e, em apenas cinco anos, 15 novos municípios foram criados no Vale do Caí.
Depois disso, por julgar que estava havendo exagerado número de emancipações pelo Brasil a fora, o governo federal tirou dos estados o direito de criar novos municípios. Novas exigências, muito rigorosas foram estabelecidas dificultando o processo.
Agora, passados 17 anos desde as últimas emancipações, o congresso está inclinado a facilitar o surgimento de novos municípios.
Tendo em vista o progresso havido em todas as comunidades emancipadas anteriormente, não há como deixar de comemorar essa nova oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário