domingo, 2 de junho de 2013

2081 - O Morro da Pedreira

Cortaram a cabeça do gigante


O cais do porto de Montenegro é uma obra monumental e a sua construção exigiu enorme quantidade pedra. Esse material, pelo que sabemos, foi retirado de uma pedreira no morro conhecido atualmente como Morro da Pedreira.
Esse morro fica no local conhecido como Volta do Morro, ao qual se chega através da rua São Luis em direção ao bairro Timbaúva.
Atualmente não se extrai pedra daquele local. Mas observando-se a foto acima, nota-se que o morro tem à direita, um corte abrupto que pode ter sido causado pela extração de pedra. Além disso, esse morro fica muito próximo do porto da cidade. O que deve ter facilitado muito o transporte do material para a obra. Como o porto foi construído no início do século, o transporte da pedra deve ter sido por meio de carretas de boi e seria muito custoso se as pedras viessem de mais longe.
Na lenda do Gigante Adormecido, o Morro da Pedreira representa a cabeça do gigante mitológico. Talvez, antes da retirada da pedra no local, o morro se parecia ainda mais com uma gigantesca cabeça de pedra.
Num livro publicado no início do século se vê a atual rua José Luis sendo denominada rua da Pedreira. Naquela época, a elevação era considerada um outro morro, separado do Morro São João. Hoje, diminuído devido à extração de pedras, o morro diminuiu ao ponto de não mais ser um outro morro, mas apenas uma parte do Morro São João.

Foto do acervo de Romélio Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário