terça-feira, 4 de junho de 2013

2089 - Orquestra Jazz Azul

A Orquestra Jazz Azul chegou a ser considerada a melhor do estado
A Orquestra Jazz Azul, que pertencia a Emílio Cornelius, teve uma longa vida. Fundada em 1938, ela manteve-se ativa até 1960. Emílio tocava saxsofone e, certamente, é ele que aparece na foto, com terno preto, destacando-se dos outros músicos. 
Ele era natural de Montenegro, segundo nos informa Elisa Moojen Arpini. Nasceu em 11 de novembro de 1911 e faleceu na mesma cidade em 24 de maio de 1961.
Ele foi o fundador do Jazz e Típica Azul "que marcou época em Montenegro pela excelência das suas apresentações, principalmente em bailes. Em Santa Catarina, fez acompanhamento para grandes artistas da época, como Dircinha Batista, Cláudia Barroso e Orlando Silva. Na inauguração do Clube do Comércio, ele trouxe a Montenegro a famosa orquestra Cassino de Sevilha."
O Jazz Azul, que encerrou suas atividades em 1960, foi considerado a melhor orquestra do Rio Grande do Sul. Ele morreu um ano após o encerramento de atividades da sua orquestra e, ainda muito presente na memória dos montenegrinos, foi homenageado pela comunidade, que deu o seu nome a uma das ruas da cidade.
Ao lado direito do maestro, vemos o Alemão. O menino atrás dele é um de seus filhos. No sax, com terno preto, Ivo Kehrwald.
À direita, sentado ao piano, vemos o músico Rudi von Rosenthal, que também destacou-se como treinador do Montenegro (equipe de futebol da cidade).

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário