O Doutor Carlos Thompson Flores, primeiro juiz da comarca
de São João do Cahy, foi homenageado em vida sendo dado
o seu nome à principal rua da localidade de São João do Monte Negro
|
Foi, sem dúvida um homem muito importante. Pois a rua Doutor Flores, até o início do século XX, foi a mais importante da cidade de Montenegro.
Conhecida inicialmente como Rua da Praia, ela teve seu nome mudado para Doutor Flores já na década de 1890.
O homenageado foi Carlos Thompson Flores, que foi o primeiro juiz da comarca de São João do Cahy, que reunia a Villa de São Sebastião do Caí e a localidade de São João do Monte Negro e tinha sua sede no Caí.
Em Porto Alegre também existe uma rua com o nome de Doutor Flores e ela homenageia o pai do juiz Carlos Thompson Flores, que se chamava Luis da Silva Flores e foi médico, além de político.
Depois de atuar como juiz no Caí e Montenegro pelos anos de 1875 a 1878, o Doutor Flores seguiu carreira destacada, tornando-se Procurador Geral do Estado e presidente do Tribunal do Supremo Tribunal de Justiça do Estado.
Foi também professor e dirigiu a criação da Faculdade de Direito em Porto Alegre.
Foi, ainda, deputado, tanto no Império como, depois, na República.
Foi, certamente, pelo fato de haver se tornado tão importante no estado, que os montenegrinos resolveram dar o seu nome à sua principal rua. E fizeram isso, inclusive, quando ele era ainda vivo, já que o ano do seu falecimento foi 1904.
Além disso, o Doutor Flores, mesmo vivendo em Porto Alegre, deixou vínculos fortes com Montenegro. Tanto que um neto seu nasceu em Montenegro. Esse ganhou o mesmo nome do avô e seguiu os seus passos, tornando-se um grande jurista. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal.
Por ter sido até mesmo governador da província, o doutor Carlos Thompson Flores pode ter auxiliado a comunidade de Montenegro de diversas formas. Inclusive na conquista extraordinária que foi a construção do grande cais do porto na cidade. Isso justificaria o fato dele haver recebido a incomum honraria de ser dado o seu nome, ainda em vida, à principal rua local.
Foto do acervo de JB Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário