quinta-feira, 27 de junho de 2013

2210 - A chegada dos padres alemães a São José do Hortêncio

A vinda de padres que falavam alemão foi importante para os colonos
que não sabiam falar português

            Depois da Guerra dos Farrapos, voltaram a chegar novos imigrantes da Europa, de modo que novas picadas foram abertas. Aqui foi aberta a chamada Picada de Cima, depois a Feliz. Também na nossa Picada chegou uma porção de novas famílias, sendo em torno de vinte, entre eles os dois Hurler (que de fato se chamavam Klein) e o que mais tarde seria nosso rezador, o Nikolaus Bach, Wettler e Steffens, Stein e Kiewel e Ritter. O comércio e as estradas também melhoraram aos poucos. Já nos fins da guerra, o velho Daniel Kolling havia começado uma pequena venda. Trein começou com um negócio em 1850 nas 14 Colônias e Schmidt logo depois.
No entanto, o mais importante disso tudo foi que depois da guerra pudemos ter nossos próprios sacerdotes alemães, pois sem eles teríamos ficado cada vez mais ignorantes em termos de fé e religião. De tanta preocupação com as coisas terrenas, teríamos nos esquecido completamente das coisas eternas. Por isso, crianças, é justa nossa alegria pela bondade de Deus e não devemos nunca nos esquecer de Lhe agradecer de coração pelo fato já termos nossos padres alemães há 50 anos.”
            Carlos: “Vovô, diga de onde vinham esses Padres e como ficavam sabendo de vocês ali na floresta?”
            Vovô: “Foi assim: Em 1845 haviam chegado alguns Jesuítas espanhóis a Porto Alegre. Eles ficaram sabendo de nós, colonos alemães, e vieram nos visitar, celebraram missas, distribuíram livros de orações em alemão, nos confessávamos com eles, pois um deles entendia um pouco de alemão e recebíamos a Santa Comunhão. Uma vez que os missionários viram nossa boa vontade, mas não tinham muita condição de nos ajudar, pois não entendiam nosso idioma, escreveram ao seu Superior em Roma, que nos mandou dois de seus padres, sendo um o Padre Augustin Lepinski para a Picada das Árvores e o Padre Johann Sedlack para a Picada Portuguesa. Chegaram aqui na Picada há 50 anos, no ano de 1849. Por esse motivo, em 15 de outubro deverá acontecer a grande festa do jubileu dos 50 anos lá na Picada.

            E agora, meus pequenos, por hoje chega de contar histórias, vão brincar um pouco. Johann, busque a água do chimarrão lá na cozinha, e você, Carlos, busque fogo para meu cachimbo, que de tanto contar história já se apagou”.

Texto, traduzido do alemão, que nos foi transmitido por Hari Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário