sábado, 13 de julho de 2013

2329 - Caxias do Sul um gigante que já pertenceu ao Caí


Fotos mais antigas do que viria a ser o núcleo urbano de Caxias do Sul














A Rua Grande, atual Avenida Júlio de Castilho, no ano de 1884
A avenida Júlio de Castilhos em 1900

Outra visão de Caxias em 1900















A avenida Júlio em 1904
Avenida Júlio de Castilhos em 1904



A Júlio em 1910: as construções ainda estavam muito restritas Júlio
Em 1911, com a construção da ferrovia até Porto Alegre, 
Caxias deu um salto no seu desenvolvimento






Em 1919, a intendência de Caxias já era mais imponente do que a do Caí



A avenida Júlio de Castilhos, em 1919, com a cidade já mais espraiada



No ano de 1930, Caxias já ganhava aspecto de cidade grande


1939: a Júlio engalanada, em dia de festa














1943: a cidade rica e caprichada (durante a guerra, sem gasolina,
menos veículos na rua 
1949: cidade movimentada



Em 1950, ainda sem carros brasileiros, o novo edifício 
do Banrisul já se destacava no centro da cidade










Em 1970, o novo prédio do Hospital Pompéia já estava de pé e a cidade
começava a ter gente e carros demais






Centro de Caxias do Sul no início da década de 1970
A avenida Júlio de Castilhos é a que aparece mais à direita, na foto









Caxias do Sul começou a ser povoada em 1875, mesmo ano em que foi criado o município de São Sebastião do Caí. A povoação de Caxias foi fruto de um grande e ousado projeto de imigração pelo qual o governo imperial brasileiro atraiu populações empobrecidas da Europa para povoarem grandes áreas desabitadas do Brasil, como era o caso da região serrana do Rio Grande do Sul.O Caí, na verdade, foi criado artificialmente, assim como Brasília, visando um objetivo.
Por ser um porto fluvial pelo qual teriam  de passar os imigrantes que seriam destinado à região da atual Caxias do Sul (então conhecida como Campo dos Bugres), o Caí era o local ideal para servir de sede municipal. Um posto avançado de governo para dar apoio aos colonos. Logo foram instaladas no Caí uma prefeitura, delegacia e forum.
Os colonos vieram e, apesar das grandes dificuldades iniciais, tiveram sucesso. Eles tinham a vantagem de vir de um país muito mais civilizado, trazendo consigo conhecimentos  de ciência e tecnologia que eram ignorados pelos brasileiros. E isso os tornou muito competitivos. O sucesso dos primeiros colonos fez com que milhares de outros viessem da Europa, principalmente, da Européia, para conquistar uma vida melhor do que a que tinham na Itália, que vivia uma grave crise.
Não demorou muito para que a população de Caxias se tornasse maior do que a da sede municipal e a produção agrícola, industrial e comercial do antigo distrito fosse maior do que o do Caí.
Já em 1990, Caxias se emancipava e, dali para frente, não parou de crescer. A partir de 1910, então, com a construção da ferrovia que a ligava a Porto Alegre com transporte eficiente, Caxias tomou um impulso formidável.
Hoje a grandeza das  duas  cidades é totalmente desproporcional. A população de Caxias é quase 20 vezes maior do que a do Cai.
A população de Caxias é de 441.332 e a do Caí 21.944. Caxias é 20 vezes mais populoso
O produto interno bruto, que mede a riqueza da população é de 21.944 para Caxias e 15.581 para o Caí. Os caxienses são 1,4 vezes mais ricos que os  caienses.
Os dados do PIB per capita são de 2008 (IBGE).
Como o crescimento do PIB caiense, nos últimos anos, foi maior do que o de Caxias, o PIB per capita caiense já deve ter superado o do seu antigo distrito.

Fotos do Facebook, grupo Caxias do Sul - Fotos Antigas

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