Turma de formandos do ginásio, no São João Batista: apenas oito alunos
|
Os professores, sentados, são o doutor Osvaldo Cardoso, engenheiro da empresa CCB, construtora de estradas estabelecida em Montenegro; ........., Celso Emílio Müller, secretário municipal de Montenegro, mantido por diversos prefeitos; Osvaldo Sporleder, advogado; , ....., Irmão Lino Pereira, diretor do colégio; Ernesto Popp, diretor da TANAC; professor Roberto Atayde Cardona, contabilista, prefeito, deputado; José Cardoso e Nilo Schüller, chefe do INSS.
Valter Lampert, falecido em 1970.
Dizem que, nessa ocasião, o diretor da Tanac, Ernesto Popp, era o paraninfo e, como presente aos formandos ofereceu emprego a todos eles.
O colégio São João Batista pertencia aos irmãos maristas. Uma ordem religiosa que primava pelo seu trabalho com educação, responsável pela criação da PUC e, ainda hoje, pela sua condução. Uma das melhores universidades do país.
O São João Batista oferecia o curso ginasial e, por ser uma escola particular, enfrentava desigual concorrência com a educação pública.
Quando ele começou suas atividades, foi muito frequentada e desenvolveu-se bastante. Com o tempo foram surgindo as escolas públicas e as turmas do São João Batista foram minguando.
A turma de formandos mostrada na foto acima era constituída de apenas oito alunos. São do curso de Contabilidade.
O segundo, da esquerda para a direita, é Jorge Essvein, secretário do colégio, o quarto é Danilo Gâmbia da Silva, secretário municipal da agricultura; o sétimo é Artur Becker e o último é Valter Lampert, falecido em 1970.
Essa formatura aconteceu em meados dos anos 1960.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário