O prédio da Escola Normal foi construído pela comunidade evangélica e continua sendo utilizado para fins educacionais |
Na manhã do dia 12 de agosto de 1963, numa sala cedida pelo Grupo Escolar Felipe Camarão, era solenemente instalada a Escola Normal Regional de São Sebastião do Cai.
A esta cerimônia estavam presentes o prefeito do Caí, Orestes José Lucas, a professora Golástica Comparsi, representando a secretária de educação; Mria Luiza Roth, superintendente do ensino normal; o presidente da comunidade evangélica, Helmuth Weirich; o padre Edvino Puhl, o pastor Rolf Droste e a diretora da escola professora Maria José Matielli.
Três anos após, em 14 de agosto de 1965, nas dependências do Clube Aliança, era realizada a cerimônia de colação de grau da segunda turma de formandas, da qual faziam parte Anita Clara Bays, Lisolette Zank, Maria Elaine Knapp, Maria Tereza Heck, Maria Teresinha Baierle e Nara Blauth. Antes disso, em 1964, formou-se uma única aluna: Maria Zenaide Fleck Pinto.
Durante quatro anos a Escola Normal funcionou no prédio do Grupo Escolar Felipe Camarão. Transferiu-se, em seguida, para a Escola Duque de Caxias, esperando a conclusão das obras do prédio onde funciona até a presente data.
Atualmente, com 397 alunos, a escola funciona nos turnos da manhã e da tarde, ministrando os cursos de primeiro grau completo, habilitação de magistério e auxiliar de adubação.
Matéria publicada pelo jornal Fato Novo, em 11 de agosto de 1983
Nenhum comentário:
Postar um comentário