Estudantes da Escola Normal de São Sebastião do Cai em 1970 |
A Escola Normal oferece os seguintes cursos:
Curso de atendimento ao pré-escolar,
Curso de aplicação, 1ª a 4ª série do 1º grau
Este curso funciona como um laboratório de observação, pesquisa e aplicação prática dos conhecimentos, para as alunas da Habilitação de Magistério
5ª a 8ª série do 1º grau.
Este curso tem a preocupação de formar uma clientela habilitada a fazer um bom 2º grau.
1º e 3º ano do 2º grau. Habilitação ao Magistério e Auxiliar de Adubação.
Habilitação ao Magistério
Após um estudo de três anos, o aluno recebe um certificado de conclusão do 2º grau que lhe dá direito ao ingresso em escolas de nível superior.
Conforme a opção do aluno, este pode continuar o curso realizando um estágio supervisionado de seis meses, sob a coordenação de uma comissão.
Se aprovado no estágio, o aluno recebe um diploma que lhe confere o direito de lecionar para turmas de 1ª a 4ª série do primeiro grau.
A comissão supervisora de estágio está sob a coordenação da professora Carmen Cecília Schmitz e tem, como objetivo geral, oportunizar a regência de uma classe de primeiro grau, de 1ª a 4ª série do primeiro grau por um semestre letivo para entrar em contato com a dinâmica da sala de aula, vivenciando reais situações de ensino-aprendizagem e demonstrar habilidades em planejar, executar e avaliar com eficiência o processo de ensino-aprendizagem.
Habilitação de Auxiliar de Adubação
Com a reforma de ensino do 2º grau, todas as escolas adquiriram um cunho profissionalizante. Atendendo a essa determinação e considerando que a base da economia de nossa região está fundamentada na exploração agrícola, a direção da Escola Normal, na época, optou, entre outros cursos técnicos, pelo curso de auxiliar de adubação.
Esse curso preserva, em seu currículo, uma grande parte das diciplinas do antigo curso científico, proporcionando aos alunos uma boa base educacional para a continuação dos estudos de 3º grau. ou mesmo para a prestação de concursos nas mais diversas áreas de atividade.
Uma grande parte dos alunos de 2º grau da Escola Normal é oriunda do interior e suas famílias têm na agricultura a sua principal fonte de renda. Para estes alunos, o curso de auxiliar de adubação tem sido de grande utilidade, pois além de proporcionar aprendizagem técnica moderna de preparação e cultivo do solo, conscientiza o aluno para o valor da agricultura no mundo atual, através do estudo dos problemas enfrentados pelo setor e a consequente solução para os mesmos.
O curso de auxiliar de adubação está sob a coordenação da professora Vera Regina Sonnemann que, a partir do próximo ano, desenvolverá um trabalho voltado para a realidade agrícola da nossa região, valorizando os recursos humanos e físicos disponíveis, visando um maior entrosamento entre a escola e a comunidade.
Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 11 de agosto de 1983
Nenhum comentário:
Postar um comentário