domingo, 18 de agosto de 2013

2542 - Cada vez mais automóveis

O Cine Aloma (maior prédio visível nessa foto) foi construído em 1950.
Portanto, essa imagem foi captada naquele ano ou ano posterior. Observe
que não há nenum automóvel nas ruas. A foto foi feita em horário próximo
ao meio-dia. Como se explica esse mistério?

Foto: Revista do Globo, reprodução
Até o fim da década de 1940, a Ford dominava o mercado mundial 
e haviam muito poucos automóveis no mundo


A revista do Globo foi uma importante publicação gaúcha, editada pela Editora Globo, de Porto Alegre. Uma das mais importantes do país, na primeira metade do século XIX.
Reproduzido recente na coluna Almanaque Gaúcho, do jornal Zero Hora, o anúncio foi publicado no ano de 1939 e mostra duas coisas: a importância que tinha  a Ford naquela época e como haviam ainda poucos automóveis no mundo no final da década de 1930: apenas 81 milhões haviam sido fabricados, conforme diz o anúncio. Talvez uns 60 milhões ainda em circulação.
E a maior parte deles, certamente, nos Estados Unidos da América.
No Brasil e no Vale do Caí o automóvel, naquela época, era um objeto raro. Luxo para muito poucos.
Ao vermos fotos antigas de cidades da nossa região publicadas neste blog, estranhamos ver as  ruas centrais de cidades como Montenegro e o Caí sem nenhum automóvel estacionado ou circulando. Ainda na década de 1950 as ruas dessas cidades eram tão desertas de automóveis que, ao vê-las, temos a impressão de que, naquela época, só se faziam fotos durante a madrugada.
Atualmente, existem aproximadamente 1 bilhão de veículos automotores no mundo. Cerca de 17 vezes mais do que em 1939. No Vale do Caí, a impressão que se tem é de que o aumento foi muito maior. O que se explica pelo fato de que, em países ricos, o número de automóveis em circulação já não aumenta significativamente há muito tempo. Chega o ponto em que todos têm carro e apenas os trocam, de tempo em tempo, por carros mais novos e melhores. Em países como o Brasil a frota ainda aumenta rapidamente, pois muita gente que não tinha carro passa a ter e muitos que tinham um carro passam a ter dois ou mais.
Por esse motivo, países como a China, a Índia e o Brasil tendem a se tornar os maiores fabricantes de automóveis nos próximos anos, superando os Estados Unidos, Alemanha e Japão.
Nossas cidades que se preparem, pois os problemas de estacionamento e de engarrafamento vão aumentar.

Foto reproduzida na coluna Almanaque Gaúcho, 
de Ricardo Chaves, em Zero Hora





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