quinta-feira, 22 de agosto de 2013

2574 - Escola Imaculado Coração de Maria, da Feliz

A escola da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, 

começou suas atividades, na Feliz, em 1948











A Escola Imaculado Coração de Maria pertence à Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora – IENS, fundada em 24 de outubro de 1833, em Neumnberg vorm Wald, na Baviera, Alemanha, por Madre Teresa de Jesus Gerhardinger.
            As primeiras Irmãs  chegaram ao Brasil em 1935, seguindo o mesmo ideal pela educação de crianças e jovens, da mulher e dos pobres, assim como propunha sua fundadora.
            A pedido da comunidade local, no dia 04 de março de 1948, por volta das 16 horas, as Irmãs Escolares de Nossa Senhora chegaram a Feliz.  Eram elas a Vigária Madre Theóphora Krzonkalla, a Irmã Thaís Cyranka,; a Irmã Hildegunde Arns, e a candidata Lorena Della Giustina (hoje Irmã Miriam, residente em Criciúma). A chegada foi um tanto inesperada, pois o telegrama que comunicava a vinda das Irmãs não chegou a tempo. No dia seguinte, dia 05, o então vigário Alberto Schwade e seus paroquianos fizeram uma calorosa recepção diante da Igreja Matriz, dando-lhes boas vindas.
            No dia 06 de março as Irmãs foram morar na residência do professor Alfredo Schmidt, último professor paroquial. Esta casa passou a ser o convento das Irmãs. Naquele mesmo dia Feliz recebeu a visita do arcebispo Dom Vicente Scherer. No dia seguinte, ele inaugurou a capela Cristo Rei, na Picada São Roque, atual localidade de São Roque. As Irmãs também participaram desta celebração que foi realizada em alemão e português. À tarde, Dom Vicente Scherer fez uma visita às Irmãs e deu licença para que elas tivessem uma capela no convento. A primeira missa na Capela da casa foi celebrada no dia 05 de abril daquele ano.
            No dia 08 de março de 1948, as Irmãs iniciaram as aulas. Eram cerca de 80 alunos, entre meninos e meninas. Em 15 dias este número cresceu para 115: estava fundada a Escola Imaculado Coração de Maria, que atendia crianças da 1ª à 5ª série.
            Como a casa na qual as Irmãs moravam era pequena, a comunidade se reuniu para conseguir uma residência maior. Após muitas negociações, no final do ano de 1949, uma casa que servia como Salão de baile, de propriedade do senhor Pedro Ruschel, foi adquirida pela comunidade e passou a ser a residência das Irmãs. Como era bastante espaçosa, foi criado ali também um pequeno internato. Atualmente a casa continua sendo a residência das Irmãs e comporta também o laboratório de informática, brinquedoteca e a sala de recursos audiovisuais, que são utilizados pelos alunos, além da Capela.
            Hoje, a Escola Imaculado Coração de Maria está prestes a completar 63 anos de existência, caracterizando-se por ser uma entidade de caráter beneficente de assistência social sem fins lucrativos, tendo como Mantenedora a Sociedade Literária e Caritativa Santo Agostinho.

Texto do site da Escola Imaculado Coração de Maria
Foto do site Studyo 10 Identidade Visual

Nenhum comentário:

Postar um comentário