sexta-feira, 18 de outubro de 2013

2902 - Comunidade Luterana de Montenegro prepara a comemoração dos 150 anos

A igreja moderna da antiga Comunidade Luterana de Montenegro
O surgimento da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana é fruto da vontade de seus seguidores, que sem medir esforços e sem se amedrontar com os obstáculos, escrevem linhas de fé sobre a página da História do Vale do Caí. Ao longo dos últimos 150 anos não foram poucas as vezes em que as adversidades apontaram os dedos para os seguidores de Lutero, mas com a mesma tenacidade de seu reformador, seguiram em frente, e hoje podem comemorar o sesquicentenário de existência.

Em 1864, três anos antes da elevação de Montenegro à condição de Freguesia, as 18 famílias que se reuniam para ouvir a Palavra de Deus na casa do senhor Jacó Schilling, formaram o início da Comunidade Evangélica. Doze anos depois surgia a primeira igrejinha, ainda sem torre. Trinta anos depois, em 28 de outubro de 1906, era inaugurada uma espaçosa igreja, já com espaço para abrigar uma comunidade que crescia cada vez mais. Neste meio tempo surgiu a Escola Evangélica, atual Colégio Sinodal Progresso.
Festejos
Nos dias 3 e 4 de maio de 2014 a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Montenegro prepara uma grande festa para comemorar seus 150 anos. No dia 3, sábado, haverá a encenação da chegada dos primeiros luteranos a Montenegro, no Porto das Laranjeiras. No domingo, dia 4, um grande almoço na sede Comunidade Evangélica marcará a data tão importante. Até lá, para orgulho da comunidade, deverá estar pronto, no gramado ao lado da Igreja da Ressurreição, o Jardim de Lutero. A iniciativa do pastor Cleber prevê a instalação de um busto de Martinho Lutero, líder da Igreja, e símbolo da tenacidade e perseverança do povo, que agora pode comemorar sua existência com grande alegria.

Matéria de J  B Cardoso publicada no jornal Fato Novo 
no dia 16 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário