O caiense Alceu Masson, além de escritor e tradutor, foi também pintor e desenhista. Todos esses seus talentos foram utilizados por ele para a produção do livro Caí Monografia.
Editada em 1940, a obra contém, além de textos, muitas fotos e ilustrações. Entre essas, ótimos mapas do município e da cidade.
Inclusive a planta da cidade que vemos acima, mostrando a localização e nome das ruas, praças e prédios existentes na cidade. Os principais prédios e locais estão marcados por números e relacionados no quadro denominado indicador.
Podemos ver, por aí, que:
Os dois prédios da velha prefeitura tinham dupla destinação. Um deles (o da esquina) era a prefeitura (com auditório da Câmara Municipal no segundo piso), o outro era o Foro (além de quartel da Guarda Municipal e cadeia).
O Tiro de Guerra 471 estava instalado no atual prédio da loja Lebes, na esquina da rua Tiradentes com a Egyídio Michaelsen. Mas o prédio, então, não era tão grande como é hoje (indo até a rua Coronel Guimarães). A ampliação do mesmo para o tamanho atual ocorreu quando o prédio foi utilizado pela Empresa Caiense de Ônibus Ltda (ECOL).
A avenida Egydio Michaelsen, na época, chamava-se rua Doutor Flores.
A atual rua João Pereira chamava-se Visconde do Rio Branco.
....
Nenhum comentário:
Postar um comentário