O grupo escolar Tenente Oldegard foi construído na década de 1940 |
A Maurício Cardoso já existia, com esse nome, no ano de 1940
O Grupo Escolar Tenente Oldegard Sapucaia recebeu esse nome por homenagem a um jovem piloto brasileiro que morreu em acidente na época da Segunda Guerra Mundial.
Na época, tornou-se famoso como herói nacional. Sua morte ocorreu em 1944 e foi, de certo, por essa época que o grupo escolar felizense recebeu esse nome.
A rua em frente ao prédio é a Maurício Cardoso.
Conforme informa a Wikipedia,
"O Dr. Maurício Cardoso foi deputado estadual à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul pelo Partido Republicano Rio-grandense, e participou da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à presidência da República brasileira. Foi ministro da Justiça e Negócios Interiores durante o governo provisório de Vargas, tendo assumido em dezembro de 1931. Aboliu a censura à imprensa e elaborou um novo código eleitoral, que vigorou entre 1933 e a instituição do Estado Novo, em 1937. Este código foi o primeiro no Brasil a permitir que mulheres pudessem votar e ser eleitas, introduziu o voto secreto e foi o único com a figura do deputado classista, eleito pelos sindicatos.
Durante o Estado Novo foi secretário do Interior do governo do interventor Manuel de Cerqueira Daltro Filho no Rio Grande do Sul e ocupou interinamente o cargo em 1938 após a morte do titular, em 19 de janeiro de 1938. Governando até a posse de Osvaldo Cordeiro de Farias, em 4 de março de 1938. Logo depois, foi secretário estadual da Agricultura. Cardoso morreria em um acidente de avião em maio do mesmo ano."
A avenida felizense deve ter recebido esse nome logo após a morte do político. No livro Caí Monografia, de Alceu Masson, editado em 1940, consta que as ruas da vila de Feliz, sede do distrito de mesmo nome, eram as seguintes:
Voluntários da Pátria, Maurício Cardoso, Pedro Noll, Santa Catarina, Frei Caneca, Tomé de Souza e Tiradentes.
Observe-se que aos fundos da escola a paisagem era rural.
A rua Maurício Cardoso teria sido a primeira a ser pavimentada na cidade.
Foto do acervo de Cláudio Schmitz
Observe-se que aos fundos da escola a paisagem era rural.
A rua Maurício Cardoso teria sido a primeira a ser pavimentada na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário