domingo, 27 de outubro de 2013

2956 - As ruínas do sobrado: o historiador Antônio Rosa visitou a construção há 80 anos

O pesquisador Eduardo Kauer visitou as ruínas do antigo sobrado,
que teria sido construído por padres jesuítas, por volta de 1830

Na localidade de Sobrado, situada entre Muda Boi e Costa da Serra, no interior de Montengro, ainda se encontram as ruínas da construção que ficou conhecida como “sobrado”. 
Prédio provavelmente construído pelo padre Cristóvão de Mendonça no ano de  1634. O padre Cristóvão foi, possivelmente, o primeiro civilizado a percorrer o Vale do Caí.
Ele e outros jesuítas (dos Sete Povos das Missões) passaram pela região entre os anos de 1633 e 1635, conforme ficou registrado em livro Conquista Espiritual, escrito pelo padre Montoya no ano de 1639. 
O folclorista montenegrino Pedro Vargas diz sobre o assunto que 
“Essa região do interior é bastante intrigante. Inclusive em Bom Jardim, ha alguns kilometros de Muda Boi, pessoas que viveram sua infância nessa região, contam histórias que dizem ser verídicas sobre uma urna de aço presa por uma grossa corrente em algumas pedras que a levam para o fundo de um lago onde se localiza as quedas de uma cachoeira. Lá pelos anos 60, quando era possível avistar a tal corrente, muitos pesquisadores vindos de São Paulo, tentaram reaver a urna que presa em pedras não pode ser acessada. A urna foi depositada lá por padres Jesuítas. Já estive no local e realmente quando o tempo está seco e a cachoeira diminui seu fluxo, é possível ver parte do aço da corrente que entranhada entre pedras segue até o fundo do lago. Sabe - se lá o que não contém na tal urna.”

Dados e foto extraídos da pagina de Eduardo Kauer no Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário