domingo, 27 de outubro de 2013

2957 - No interior de Montenegro, um sobrado construído em 1630

Quando os primeiros colonos chegaram na região, o sobrado ainda estava de pé,
mas foi depredado com o passar do tempo
Sobre a estranha construção encontrada pelos primeiros colonos no meio da mata, na localidade de Sobrado (interior de Montenegro),  Antônio Carlos Fernades Rosa, o maior historiador montenegrino, escreveu o que segue:

“É nossa convicção que o Sobrado, construído nas brenhas  da mata, nas proximidades de Muda Boi, lugar denominado ainda hoje Sobrado em virtude da existência misteriosa daquela construção esquisita, encontrada em abandono pelos primeiros povoadores chegados à região, foi ali levantada pelos jesuítas espanhóis, na década de 1630, para seu refúgio em casa de reação violenta dos ibiraiaras (tribo indígena), que os ditos jesuítas estavam empenhados em reduzir pala catequese.” 

Ainda segundo Antônio Carlos Fernandes Rosa, na página 153 de Montenegro Ontem e Hoje, volume 1:
“A construção, que os primeiros povoadores diziam ter encontrado com as paredes intactas, tinha dois andares, sendo que na parte inferior, não apresentava aberturas, nem portas nem janelas. Não sabemos se havia seteiras nessa parte. A parte superior tinha abeturas, mas sem escadas exteriores de acesso, nem sinais visíveis de que tivesse havido escadas. O que faz supor que a que a penetração nessa espécie de fortim somente poderia ser feita por meio de escadas removíveis, de cipós ou de cordas, com degraus amarrados, de Madeira roliça do mato.
As paredes do sobrado eram de pedra grês dura, abundante nos morros circunvizinhos. Estava situado nas terras  que são de propriedade, hoje (1979), de sucessores de Bertoldo Ziech e de Valter Müller, genro o segundo do primeiro.

Consta que ainda existem remanescentes dos alicerces da construção, posto que o material dela, em sua maior parte, foi sendo retirado pelos moradores das redondezas, para o aproveitamento em construções de benfeitorias em suas terras."

Texto extraído da coletânea Montenegro de Ontem e de Hoje, volume 1
Foto do acervo de Eduardo Kauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário