sábado, 2 de novembro de 2013

3002 - Fotos de Antônio. M. Machado


Fotos de A, M. Machado, feitas no estúdio do fotógrafo, em Monenegro
A. M. Machado foi o primeiro fotógrafo montenegrino de expressão. Provavelmente o primeiro profissional dessa atividade na Vila de São João do Monte Negro.
Antigamente, era comum que fotografias como essa fossem com um painel ao fundo, servindo de cenário. No caso da primeira foto acima, vê-se claramente que as plantas (ao menos algumas delas) são reis, pois a menina esta segurando o caule de uma delas.
As fotos acima, muito provavelmente, foram feitas no estúdio, pois as máquinas daquela época não têm a mobilidade das  atuais.
Hoje, levamos uma boa câmara fotográfica embutida no nosso telefone celular. Dentro do bolso. Na época, as máquinas eram caixas que eram apoiadas no chão, por meio de um tripé.

Hoje ainda se vê equipamento desse tipo em algumas cidades, como curiosidade. Em Porto Alegre havia isso na Praça da Alfândega e era comum as pessoas do interior, quando iam à capital, aproveitar para "tirar" uma foto, que era revelada ali mesmo, em minutos.
Conforme o especialista em história de Montenegro Romélio Oliveira, o fotógrafo A M Machado morava inicialmente em Vendinha. Mudou-se para Montenegro e construiu um chalé, de madeira, na mesma esquina onde se encontra a escola Delfina Dias Ferraz. 
Ele morreu, no ano de 1943, com 65 anos
Quando Montenegro passou de vila a cidade ,ele era um dos dois "retratistas" da cidade. O outro era Henrique Leser, que ficou pouco tempo na porofissão. 
No início da sua atividade, Machado colocava, no verso das suas fotos, um carimbo com os dizeres São J do Monte Negro Antonio M. Machado. Depois simplificou, colocando Foto Machado na frente da foto, embaixo. 
Quando ocorreu a explosão do vapor Horizonte, perto de Montenegro, ele deveria estar naquela viagem, mas teve que levar alguém no médico e teve de desistir da viagem. Era um homem muito humano e prestativo.

Fotos do acervo de Romélio Oliveira

Um comentário:

  1. GENTE AMIGA DO BLOG HISTORIAS DO VLE DO CAI.AINDA TEM A VENDA FOTOS DO MELHOR FOTOGRafo de montenegro.elemorava primeiro em vendinha,sdepois cvonstruiu um chale na esquina do delfina,fleceu novo em 43,com 65 anos.quando montenegro passou de vila a cidade,ele era um dos 2 retratistas.o outro que havia na epoca henrique leser ficou pouco tempo na porofissao.primeiro ele tinha no verso da foto seu carimbo sao j.do monte negro antonio m.machado,depois simplificou colocando na frente da foto,embaixo foto machado.quando houve a explosao do vapor ele era pr estr la,ms teve que levar lguem no medico e nao foi.era um homem muito humano e prestativo.infelizmente nao e nome de rua.,como vrios merecerim.ms desisti,poisw coloque no fcebook nomes que poderiam ser trocdos,ms os vereadores nem me deram bola.fiz minha parte,pois teria uma lista de 10 nomes par serem nome de rua-ernest bernhoft,adolpho schuler neto,antonio m.machado.guilhermina jahn,etc.os caras so se preocupam em politica e brigs.infelizmente s coisas sao assim.que notA daria para a camara de veredores.zero.romelio

    ResponderExcluir