sábado, 2 de novembro de 2013

3003 - Egon Schaeffer: além de músico famoso, grande colaborador do blog

Duo Missioneiro

Trio Farroupilha
Trio Montecarlo

Nas duas primeiras fotos, Egon é o da direita. Na terceira ele está ao centro






































































Egon Schaeffer é um dos maiores músicos na história do Vale do Caí. Ele nasceu em Costa da Serra, interior de Montenegro, no dia 10 de setembro de 1936.
A região já teve outros grandes artistas. Mas, certamente, nenhum outro músico da região vendeu tantos  discos quanto ele. Seu nome, mesmo assim, não é tão  conhecido, pois Egon se destacou tocando e cantando em conjuntos. Além de grande cantor, Egon é um maestro de vozes e, ao formar seus conjuntos, selecionou meticulosamente os timbres, buscando a harmonia perfeita. Por isso, todos os grupos formados por ele surpreenderam e encantaram o público brasileiro, desacostumado com tal refinamento.
Projetou-se inicialmente, quando tinha 12 anos de idade e residia em Santo Ângelo, formando o Duo Missioneiro, juntamente com o seu amigo Selomar Rauber.
Depois, vindo para Porto Alegre, onde estudou no Colégio Rosário, Egon continuou se apresentando com o Duo, mas com o nome modificado para Egon e Balbé. 
Eles atuavam nas principais casas noturnas da capital gaúcha, faziam excursões por outras cidades e se apresentavam em estações de rádio. Inclusive na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, que era a principal do estado  naquela época: fim da década de 1940 e início da década de 1950. 
Egon e Antônio eram pouco mais que adolescentes, mas o sucesso do duo foi suficiente para eles terem a oportunidade, rara na época, de gravar um disco de 78 rotações (com uma música de cada lado).
Pelo muito sucesso alcançado naquela rádio, o trio passou a ser chamado de Trio Farroupilha, com aprovação da emissora. Ele brilhava no programa de Maurício Sobrinho, grande sensação da radiofonia gaúcha naquela época. 
Com isso, foi um dos primeiros grupos musicais brasileiros a gravar um Long Play (com quatro músicas de cada lado, como era normal na época), em 1956.
Pouco depois, Egon criou aquele que seria o seu maior sucesso:  o Trio Montecarlo, com sucesso nacional e internacional. Foram vários LPs gravados (com seis músicas de cada lado) e  mais de um milhão de discos vendidos.
Hoje, aposentado, Egon Arnoni Schaeffer mora em Montenegro e trabalha na reedição das gravações do Trio Montecarlo. Mas tem tirado um tempinho para colaborar com o Histórias do Vale do Caí. Ele tem um precioso acervo de fotos antigas, além de livros e documentos, e uma memória privilegiada. Com isso, tornou-se um dos mais importantes colaboradores do blog.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer



Nenhum comentário:

Postar um comentário