sábado, 2 de novembro de 2013

3005 - Asylo Sagrada Famíllia

O Asilo Sagrada Família foi fundado pelas Irmãs de Santa Catarina, 
funcionava no prédio da esquina (hoje parte da Escola Estadual São Sebastião)









No seu livro São Sebastião do Caí, Fase Jesuítica da Paróquia, o padre Artthur Rabuscke S J traduz capitulo do livro Wachendes Senfkorn (Grão de Mostarda em Crescimento), que fala do início do trabalho das Irmãs de Santa Catarina no Caí. Um trabalho meritório nas áreas de saúde, caridade e educação, que se estende até hoje com a administração do Hospital Sagrada Família.
"Depois de as irmãs de Santa Catarina haverem trabalhado desde 1909 (!) na Escola Paroquial do Cai, foram convidadas em 1915 (!) pela autoridade eclesiástica a tomarem sobre si a administração do Asilo à Velhice daquela cidade-vila.
Achava-se instalada aquela instituição num antigo prédio de fábrica, sendo pertença da Sociedade União Popular. Madre Plácida, a superiora provincial, apareceu em outubro de 1915 (!) em Caí, vinda em companhia da Irmã Benigna, para fins de submeter a instituição a uma vistoria.
Foram elas encontrar um recepção hospitaleira na Escola de Santo Antônio. Resolveu-se, então, transferir o colégio para uma casa mais apropriada e mudar o antigo prédio escolar em Asilo para a Velhice.
No ano de 1916, aceitaram-se as primeiras pessoas idosas, sendo que as irmãs Patrícia e Alfonsa foram destinadas para seu amparo ou cuidado. Toparam as duas religiosas, no velho casarão, com dificuldades não pequenas, principalmente quando nele ainda se quis instalar, pouco depois, o hospital. Houve, efetivamente, a falta clamorosa de móveis, camas ou leitos, roupa e das demais instalações indispensáveis.
Foi, sobretudo, a irmã Patrícia quem mais se obrigou a lutar contra tais adversidades, notando-se que, por vezes, esteve a pique de sossobrar de desespero.
Querendo ela, por exemplo, mudar a roupa de algum enfermo, não tinha com quê. À vista disso, não lhe sobrava outra coisa que a de pedir, a pessoas de idade, que lhes emprestassem as peças de vestuário precisas.
Somente puderam vencer-se as dificuldades e suportar-se as privações com muito ânimo e grande espírito de sacrifício."

Por décadas, as irmãs trabalharam naqueles prédios, com a Escola Santo Antônio e o Asilo Sagrada Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário