domingo, 3 de novembro de 2013

3007 - Hospital Sagrada Família

O hospital Sagrada Família foi inaugurado em 1937, depois de 32 anos de trabalho das Irmãs de Santa Catarina num velho prédio do centro da cidade
A história do Hospital Sagrada Família começa em 1915, quando as irmãs de Santa Catarina aceitaram a incumbência de criar um asilo para idosos em São Sebastião do Caí. Seu nome era Asylo Sagrada Família e ele começou a funcionar num prédio situado na  esquina da rua Marechal Floriano com 13 de Maio (que hoje faz parte dos prédios da Escola São Sebastião).
Esse prédio já fora armazém do grande comerciante Cristiano Trein e a fábrica na qual se iniciou a atividade da fábrica de tecidos de Antônio Jacob Renner, o A J Renner.
O prédio estava  em condições precárias, mas foi recuperado com muito esforço e serviu para consolidar o trabalho das irmãs no Caí.
Conforme consta no livro São Sebastião do Caí - Fase Jesuítica da Paróquia, obra do padre Arthur Rabuske:
"Tornou-se a irmã Blanda sua sucessora (da irmã Patrícia, primeira diretora do asilo). Ela, com a sua notória energia, conseguiu transformar toda a organização e desterrar a penúria da cozinha e do porão. Trabalhando com enorme insistência e economizando a valer, nada houve que lhe parecesse penoso demais. Apesar de sua operosidade sem tréguas, não lhe foi contudo possível mudar a casa decadente numa moradia com ares de nova. Certamente se tentou corrigir os buracos no telhado apodrecido, mas passados alguns dias, outros defeitos foram sentir-se.
Conseguiu então, junto à Sociedade União Popular, que a nova construção do Sagrada Família se iniciasse. Desta forma ocorreu, pois que em 1934 o  Volksverein (União Poupular) começou a erguer um grande hospital, dotado de todas as  instalações necessárias e, junto dele, uma casa para asilo da velhice, em que as pessoas de idade não sentissem penúria, mas se considerassem à vontade.
Ambos os prédios se acham situados numa bonita elevação, oferecendo ao observador uma paisagem agradável e pitoresca. De momento (isto em 1959) trabalham seis irmãs no Asilo e Hospital."
Transcrição das páginas 154-155 da obra Wachsendes Senfkorn,
"Note-se que os novos prédios se inauguraram, respectivamente, aos 14 de março de 1937 (hospital) e 7 de setembro de 1944 (asilo).

Foto do arquivo de Romélio Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário