quarta-feira, 6 de novembro de 2013

3024 - A família Kremer: da Alemanha ao interior montenegrino

Friederich e Helena Kremer  vieram da Alemanha 
para o interior montenegrino
Ernesto Nicolau e Celina Kremer com seus 14 filhos
No ano de 1871, Friederich Kremer  contava sete anos e Helena Engel um ano de idade. Ambos nascidos em Niderlink Weiler, uma pequena cidade alemã, vizinha a Sankt Wendel e próxima à fronteira com a Holanda, Bélgica e Luxenburgo a oeste, e ao sul com a França. 
Poucos quilômetros os separavam do rio Reno.
Vieram para o Brasil, atravessando o oceano numa frágil embarcação, chegando ao Rio Grande do Sul no ano de 1884. 
Depois de instalados em Pinheiro Machado, zona distrital do município de Montenegro, foram abençoados ao se conhecerem e se apaixonarem. 
Casaram em 1889 e tiveram seis filhos. Entre eles,  Ernesto Nicolau Kremer (nascido em 8 de fevereiro de 1894 e falecido em 19 de outubro de 1982), que casou-se com Celina Graesz (05/09/1904 - 04/03/1989) em 4 de dezembro de 1920. 
Um irmão de Ernesto, proprietário de um curtume no Paraguai fez com que o casal fosse residir naquele país, afirmando que lá havia grande possibilidade de prosperidade. O casal aceitou o desafio e foi viver na localidade de Encarnación, no interior daquele país.
Em 1926, a inflação provocava a miséria entre a população paraguaia e isso fez com que a população se revoltasse e passaram a ocorrer saques e pilhagens, atingindo justamente os mais abastados. 
O casal, com quatro filhos, deixou o conturbado país, retornando ao Brasil. 
Ernesto e Celina compraram terras na localidade de Fortaleza, no interior de Montenegro, onde assentaram definitivamente suas raízes.
Ernesto foi um próspero agricultor, um trabalhador incansável! Em suas terras foi construída uma escola para as crianças das redondezas.
Ernesto e Celina tiveram 14 filhos: Ulda, Osvaldo, Valter, Albino, Alfredo, Erica, Editth, Irha, Alice, Ledi, Clara, Sibila, Hilda e Maria Theresinha. Esta, casada com Afonso Osmar Mosman e mãe de Isolete Mosman e Ana Cristina Mosman.

Texto de Isolete Mosman e fotos do seu acervo

7 comentários:

  1. Tenho outra foto com alguns destes integrantes, sou Kremer tb

    ResponderExcluir
  2. Que legal, poderia nos mostrar? Segue meu whats 51 996879443 (Ana)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de mais informações sobre a família. Meu Avô chamava-se Alfredo Kremer e nasceu em 1909.
    Meu e-mail: profak2012@hotmail.com
    Whatshap: 42999119910
    No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tbe. Sou kremer meu tataravô se chamava João Kremer e está enterrado no cemitério de Dom Diogo agora é município de são José do Sul e meus avós se chama Joana Lidvina kremer e Alfredo Nicolau Kremerdao meus avós paternos também estão enterrado no cemitério de Dom Diogo agora é município de são José do Sul

      Excluir
  4. Oi tá bem sou kremer felipe kremer. Neto da miquelina techelusq kremer e Miguel kremer

    ResponderExcluir
  5. Oii procuro nome dos pais do meu bisavô Nicolau Kremer , pai de André Kremer,

    ResponderExcluir