terça-feira, 31 de dezembro de 2013

3417 - Bairro São Martim terá uma escola modelar (e essa não é a melhor parte da história)

A escola projetada para o São Martim, o bairro caiense com maior população 
carente, será o maior e melhor do município

O novo prédio terá quadra esportiva coberta, biblioteca,  refeitório,
laboratório e 12 salas climatizadas
Quando, recentemente, o Fato Novo publicou matéria sobre o sucesso de alguns municípios da região na educação infantil, os caienses não tiveram motivo para alegrar-se.

Enquanto os municípios de Alto Feliz e São Vendelino brilharam ao figurar entre os municípios brasileiros com maior percentual de crianças cursando a escola infantil, o Caí apareceu apenas numa situação mediana no ranking da escolaridade infantil.

É lamentável, mas não é surpresa, pois o Caí é um município mais pobre do que São Vendelino, Alto Feliz, e a maioria dos municípios da região.

O ensino infantil caiense peca pela desigualdade. Na maioria dos bairros há uma boa disponibilidade de vagas para as crianças pequenas (até cinco anos), mas existe uma grande carência em outros bairros. E a situação é particularmente grave, no bairro São Martim.

Lá existe uma boa escola municipal: a David Canabarro. Mas o atendimento ao ensino infantil é precaríssimo. 

Existe apenas uma pequena escolinha, capaz de atender a uma mínima parcela das crianças do bairro. Uma situação muito triste, pois as crianças do São Martim já começam a vida em desvantagem com relação às demais.

Para resolver o problema, a solução encontrada pela prefeitura foi buscar recurso, junto ao governo federal, para a construção de uma nova escola para o bairro. 

Não será uma escola infantil, mas um grande prédio escolar para o ensino fundamental. Essa escola será construída no local onde existe, hoje, o campo de futebol do bairro. O São Martim vai ficar sem campo, mas vai valer a pena, pois o prédio da nova escola, orçado em quase dois milhões de dólares (incluindo-se aí o valor do terreno) será excelente.

Para lá será transferida a Escola David Canabarro, cujo prédio está se tornando insuficiente para atender às necessidades do bairro.

O novo prédio terá condição de atender 432 alunos por turno.

Mas o melhor de tudo é que, com isso, o prédio da David (depois de reformado e adaptado) será utilizado como escola infantil. Com isso, as crianças locais deixarão de sofrer a cruel discriminação que sofrem atualmente. 

O ensino infantil é o mais importante de todos, porque influencia as crianças na fase em que seus cérebros estão se formando. Portanto, a ampliação da escola infantil será mais importante, ainda, do que a da Escola David Canabarro.

Escola Infantil será a maior do município   
Uma vantagem adicional desse projeto será a possibilidade das mães de crianças pequenas trabalharem. 

Atualmente, muitas delas ficam impedidas de ter um emprego devido à necessidade de cuidar de filhos pequenos.

Antigamente, essa era a função principal dos estabelecimentos que atendiam às crianças dessa faixa de idade: cuidar das crianças para que suas mães pudessem trabalhar. Esse era o sentido da palavra creche.

Agora, a principal razão de ser de uma escola infantil é dar uma boa formação para as crianças na principal fase do seu aprendizado.

A escola infantil do bairro São Martim será a maior do Caí e, provavelmente, de todo o Vale do Caí. Para o bairro, o projeto representa uma verdadeira revolução educacional.
Matéria publicada no jornal Fato Novo em 31 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário