![]() |
Pontes ferroviária e rodoviária sobre o rio Gravataí, em 1940. As duas ainda são utilizadas |
A primeira ferrovia construída no Rio Grande do Sul ligava Porto Alegre a São Leopoldo. Apesar de já existir a comunicação através de navegação fluvial, pelo rio dos Sinos, a realização da obra se impôs pela importância que teve a Colônia Alemã de São Leopoldo para o desenvolvimento econômico do estado.
Essa ferrovia foi construída no ano de 1874, mesma época da criação dos municipios de Montenegro e Caí.
Ainda existe essa ponte de ferro sobre o rio Gravataí, mas não deve ser tão antiga. A foto abaixo mostra como era a ponte sobre o Rio dos Sinos, construída pouco depois de 1874, quando a ferrovia foi estendida até a localidade de Novo Hamburgo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivQYNm_bJ7aGcELcso4rNc6KKE1UtJ5V4Ivj_AoMM7d3jJM4hm_oSDDtg9Ahhm8KpmjNQ-VPxoplXlBI_rSnbdf36koSMZwSaYhpr0FRgGurXZ7BFGxjZdWyczeSqUiL7AlWvC6gsN6oI/s640/1-Ponte+F%25C3%25A9rrea+sobre+o+Rio+dos+Sinos+-+1902.jpg)
Provavelmente, a ponte da ferrovia sobre o rio Gravataí, em 1874, era nesse mesmo estilo.
A ponte que aparece na foto mais acima, com grande estrutura de ferro se assemelha com a ponte rodoviária de Feliz, construída em 1900 e ainda hoje em uso.
A ponte de Feliz era de segunda mão, importada da Europa e, no seu país de origem foi uma ponte ferroviária. Por isso mesmo a ponte felizense é estreita, permitindo o tráfego apenas num sentido.
Fotos dos acervos de Egon Schaeffer e de Ronaldo Marcos Bastos
Nenhum comentário:
Postar um comentário